O Dia Mundial do Postal é muito recente. Começou a evocar-se em 2019, através da comunidade de Postcrossing, aproveitando os 150 anos do envio do primeiro postal, emitido em 1869, no império austro-húngaro.
Os postais ditos “inteiros” são objetos postais que contêm em si a capacidade de servir de suporte de mensagens e ilustrações com franquia pré-impressa. Não necessitam por isso de afixação de selo para circular.
Historicamente distinguiam-se dois tipos de Postais: os bilhetes-postais, criados em Portugal em 1878, e os cartões-postais que surgem em 1886. O bilhete postal, tal como nos dias de hoje, era aberto, onde todos podiam ler o que estava escrito. O primeiro teve efigie do Rei D Luis. Um bilhete-carta ou cartão-postal era fechado, pelo que só depois de aberto podia ser lido.
Muito rapidamente os IP’s (Inteiros Postais do tipo “bilhete-postal” aberto) seguiram a tendência europeia de ligar o desenvolvimento do turismo à necessidade de enviar notícias, e depois imagens, dos locais visitados, sem perder muito tempo com longas missivas.
O Congresso Mundial do Turismo realizou-se em Lisboa em 1911 tendo esses “postais inteiros” e os seus derivados “postais ilustrados inteiros” tido uma maior aceitação.
Os primeiros postais lusitanos, essencialmente virados para a divulgação turística, foram lançados em 1908. Da autoria do pintor Roque Gameiro, com ilustrações a sépia e selo impresso D. Carlos. Retratavam monumentos e paisagens.
O ano mais assinalável na produção clássica de Postais Inteiros e Ilustrados foi o de 1953, altura em que se editaram 145 imagens distintas, todas de natureza turística, com monumentos, paisagens e costumes nacionais. Foram artistas destes Postais alguns dos grandes vultos do panorama da arte em Portugal nesses tempos: Abel Manta, Alberto de Sousa, Domingos Rebelo, Júlio Resende, Jaime Martins Barata, Stuart Carvalhais, entre outros.
Apenas 20 anos depois foi retomada esta atividade editorial nos Correios de Portugal. Em 1982 editaram-se 10 postais inteiros ilustrados turísticos com vistas da Madeira e Algarve.
Desde essa altura a edição de Postais Inteiros, ilustrados ou não, foi recorrente em Portugal, com relevo para os lançados por ocasião da Expo 98.
Para celebrar este dia vamos distribuir postais pelo Bairro de São Paulo. Se passar na freguesia da misericórdia, em Lisboa, aproveite esta oportunidade e escreva um postal a uma pessoa amiga que irá ganhar uma entrada gratuita no Museu das Comunicações.