No Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação refletimos sobre o impacto das comunicações no desenvolvimento sustentável das comunidades.
Este ano, a União Internacional das Telecomunicações (UIT) propõe como tema a capacitação dos países menos desenvolvidos em tecnologias de informação e comunicação. Este desígnio está previsto na agenda 2030, estabelecida pelas Nações Unidas, e que visa a concretização do desenvolvimento sustentável através de um plano de ação estruturado em torno de 17 objetivos.
Com o intuito de promover novas iniciativas e melhores práticas, a UIT reúne hoje em Genebra entidades do setor público e provado.
No Museu das Comunicações assinalamos este dia com entrada gratuita onde pode visitar o espaço Experimentação, uma viagem pela evolução dos meios de comunicações.
Em Portugal, o setor das telecomunicações constituiu-se como um motor de desenvolvimento ao criar a rede nacional de telecomunicações, estabelecendo muitas vezes parcerias internacionais para a sua consolidação e crescimento. Um exemplo evidente deste investimento, são as parcerias internacionais que permitiram a criação da infraestrutura de cabos submarinos que viabilizou a ligação da internet à escala global.
Apresentamos também uma breve reflexão sobre o desenvolvimento sustentável de João Menezes Wengorovius – BCSD Portugal.