O Museu das Comunicações está aberto ao público: 10h às 18h.

Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação

Hoje é dia 17 de maio, dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação. Este ano, a UIT (União Internacional das Telecomunicações) o mote do dia é “Ligar 2030: A contribuição das tecnologias de informação e comunicações para os objetivos de desenvolvimento sustentável”. Estes objetivos de desenvolvimento sustentável foram identificados pela Organização das Nações Unidas.

No atual contexto, é quase impossível não nos concentrarmos no objetivo “Saúde e bem-estar”. É também quase impossível não estabelecermos um paralelo entre a atual pandemia da Covid-19 e a pandemia de há 100 anos, da Gripe Espanhola.

Há 100 anos, as Telecomunicações davam os primeiros passos, com os telégrafos, que eram, na altura, uma inovação que permitia agilizar a comunicação, permitindo que uma mensagem que antes demorava dias ou semanas a chegar ao seu destino o fizessem em segundos. Mas a sociedade de informação era praticamente inexistente….constituída apenas por uma elite com acesso a este meio.

Hoje em dia, as Telecomunicações fazem parte integrante da nossa vida, e todos constituímos a sociedade de informação, por isso, hoje, é o dia de todos aqueles que usam as Telecomunicações e que, por isso, fazem parte da Sociedade de Informação. É um dia global, portanto.

Queremos lançar o desafio de imaginarem o período de confinamento e de distanciamento social pelo qual passámos/estamos a pensar, mas sem telecomunicações.

No fundo, queremos saber qual o papel que as telecomunicações desempenham na sua vida, qual a sua importância e se se imagina num mundo sem telecomunicações.

As respostas a este desafio podem começar por: “Neste momento de distanciamento social, se não fossem as telecomunicações ………..”

Ficamos à espera das vossas respostas. Podem chegar por mail (info@fpc.pt) ou nos comentários ao post de Facebook da FPC.

Feliz DMTSI.