Hoje celebra-se o Dia Mundial das Bibliotecas, um espaço de promoção da leitura, educação e desenvolvimento pessoal.
A Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) celebra este dia, divulgando a sua biblioteca, com obras e documentação de vários séculos sobre a temática das Comunicações, que em particular servem de apoio a trabalhos de investigação.
O seu acervo teve início em 1877 quando Guilhermino de Barros, então Diretor Geral dos Telégrafos e Faróis do Reino, deu início ao primeiro núcleo bibliográfico com a aquisição de cerca de 400 livros.
Em 1912, o núcleo constitui-se como biblioteca e começou a receber ofertas de editores e a adquirir livros antigos, legislação, dicionários geográficos, roteiros postais e linguísticos, entre outros.
Mais tarde surgiu o arquivo de reservados e o gabinete de investigação histórica para a conservação e estudo dos testemunhos documentais, dinamizado por Godofredo Ferreira, investigador da história das comunicações em Portugal.
A partir de 1997, a FPC passou a ser detentora de grande parte do património documental dos CTT, que foi a base da constituição da sua biblioteca.
A par deste espaço temos o Arquivo Histórico e Iconográfico que pode ser consultado através do Catálogo Digital.