O Museu das Comunicações está aberto ao público: 10h às 18h.

Desafio “A tua ideia tem futuro?”

A Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) lançou no início do passado ano letivo o desafio “A tua ideia tem futuro?”. Endereçou-se esta pergunta a professores e alunos com criatividade, imaginação, e que quisessem participar nesta reflexão sobre a forma como vamos viver, no futuro.

Um total de 94 alunos participaram, sob a orientação e coordenação dos seus professores, o que resultou em 34 ideias de casas muito originais.

Pretendeu-se incentivar esta reflexão sobre o conceito de futuro e sobre como será uma Casa do Futuro no ano de 2060 ou de como se passará um dia nessa casa. Estes grupos de trabalho participaram com exercícios de imaginação que depois foram apreciados por um júri que teve sérias dificuldades em escolher os vencedores. As melhores ideias foram materializadas em ilustrações, feitas pelos alunos do Curso de Pós Graduação em ilustração da UAL, numa parceria inédita inter disciplinar, inter ciclos, inter escolas.

Todos os trabalhos a concurso foram depois expostos, e foram entregues os prémios aos vencedores.

A exposição esteve patente na Casa do Futuro e os trabalhos foram especialmente relevantes e um excelente contributo para o processo de reformulação e modernização da Casa do Futuro que decorre. neste momento, na FPC.

O sucesso deste desafio deveu-se, claramente, a todos os que nele decidiram participar e cujas reflexões e criatividade enriqueceram o processo de reformulação da Casa do Futuro, pelo que a FPC agradece a todos a participação e a qualidade dos contributos.

Em função do sucesso desta primeira edição, está a ser planeada uma segunda edição deste concurso, durante o próximo ano letivo. Os interessados deverão manter-se atentos ao site da FPC ou subscrever a Newsletter.