Em toda a Europa existem museus dedicados à história das comunicações humanas e que têm como missão a guarda, partilha e divulgação do património dos correios e das telecomunicações.
Habitualmente com um cariz educativo e com os olhos postos no futuro, estes museus são um espaço de diálogo e debate sobre a forma como comunicamos e projetamos o nosso futuro.
Em 2021, após um encontro entre a equipa do Museu das Comunicações em Portugal e a equipa do Museu dos Correios e Telecomunicações da Eslovénia, surgiu a ideia de iniciarmos uma parceria entre as duas entidades a que demos o nome “Connecting Stories”. Um projeto que pretende analisar e comunicar as semelhanças e diferenças dos seus discursos expositivos e do património que têm à sua guarda.
Este projeto, que agora iniciamos, tem como objetivo o aprofundamento do conhecimento entre os dois países, da sua História e tradições, através dos correios e telecomunicações. Para isso iremos divulgar ao longo do ano algumas peças que temos em comum e que estão expostas nos corredores dos nossos museus, bem como assinalar algumas datas que nos unem.
Na exposição permanente “Vencer a Distância – Cinco Séculos de Comunicações em Portugal”, junto da peça que trimestralmente estará em destaque teremos uma fotografia da sua “gémea” eslovena, bem como uma explicação do discurso interpretativo e histórico de que faz parte.
Connecting Stories constitui-se assim como uma iniciativa que se pretende duradoura ao abrir uma janela de conhecimento e partilha de experiências entre dois museus geograficamente distantes, mas com o mesmo desígnio de pensar a história das comunicações no passado, presente e futuro.