Conheça os retratos de D. Maria II reproduzidos em selos

Os 200 anos do nascimento de D. Maria II, foram o mote para a organização da exposição “D. Maria II: De princesa brasileira a rainha de Portugal. 1819-1853”, patente na Galeria do Rei D. Luís, do Palácio Nacional da Ajuda

Esta exposição reúne obras de arte, selos, objetos e documentos que evocam a vida e o reinado da primeira rainha constitucional portuguesa, grande precursora da época contemporânea e a única monarca da Europa que nasceu fora do continente europeu.

A Fundação Portuguesa das Comunicações participa nesta exposição com selos que revelam diversos retratos da Rainha que ficou conhecida como A Educadora. Foram cedidas para esta iniciativa peças da coleção dos CTT Correios de Portugal e da Fundação. O visitante terá a oportunidade de ver selos  “D. Maria II” de 1853; sobrescritos do 1º dia de circulação “1º Centenário do Selo Postal Português”; o “Bilhete Postal Máximo” de 1953; Bloco filatélico “D. Maria II – 200 Anos do Nascimento” de 2019, entre outras peças filatélicas.

Esta mostra conta a vida e o reinado da última mulher a ocupar a chefia do Estado português. Durante o reinado de D. Maria II, Portugal passou do Absolutismo ao Constitucionalismo, registando grandes transformações sociais, económicas e culturais no país. Dos seus objetos pessoais são agora divulgadas diversas joias e a Coroa Real Portuguesa que há mais de duas décadas não é exposta ao público.

A partir de hoje, até 29 de setembro, pode visitar a exposição “D. Maria II: De princesa brasileira a rainha de Portugal. 1819-1853” , no Palácio Nacional da Ajuda.