O pioneiro deste mês dedicou boa parte de sua vida a tentar concretizar o sonho de infância, fazer voar uma máquina mais pesada que o ar.
Engenheiro elétrico, considerado pelos franceses como o pai da aviação, Clément Ader foi igualmente muito importante para o desenvolvimento das telecomunicações.
Em 1879, trabalhou na primeira central de instalação de redes telefónicas em Paris, onde comercializavam o sistema de Graham Bell, em conjunto com o dispositivo de mão de Duquet.
Dois anos mais tarde desenvolveu o teatrófono, uma rede telefónica conectada à Ópera de Paris que permitia ouvir a ópera, estando em casa com dois canais separados, permitindo que o efeito estereofónico atingisse uma distância de até 3 km. Esta invenção proporcionou-lhe muita fama e fortuna, num curto espaço de tempo. Rapidamente investiu esse dinheiro na construção e ensaio dos primeiros aparelhos com motor.
Aproveitando os seus contactos influentes no Ministério da Guerra, apresentou-lhes então o seu primeiro protótipo, o motor Éole (rei dos ventos da mitologia), ao qual chamou pela primeira vez de “avion”. Esta proeza tornava possível, a 9 de outubro 1890, o voo motorizado, numa distância de 50 metros e numa altura de 20 cm.
Entre 1890 e 1897, construiu mais dois protótipos: Zephyr (Avion II) e Aquilon (Avion III), ambos financiados por fundos públicos. Em 1909, publicou um livro que também lhe trouxe grande popularidade, o “L´Aviation Militaire”.
Em 1903, os irmãos norte-americanos Wright realizaram o primeiro voo motorizado , sendo considerados os pioneiros da aviação, uma situação algo controversa quando analisamos os feitos e inventos de Clément Ader.
Para saber mais sobre o desenvolvimento da aviação, visite a exposição “Vencer a Distância” onde apresentamos o espaço dedicado à NAV – Navegação Aérea de Portugal.
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