Cerca de 3.000 novas peças digitalizadas com o apoio Promuseus 23

A Fundação Portuguesa das Comunicações tem como missão  a conservação e divulgação do património histórico, científico e tecnológico das comunicações.

Foi neste contexto que nos candidatámos ao Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus – ProMuseus 23 – e foi aprovado financiamento para a digitalização de peças do acervo museológico do Arquivo Histórico e Filatélico.

São cerca de três mil peças, onde se incluem mapas, cartas, plantas, desenhos técnicos e esquemas datados dos finais do Séc. XVI a meados do Séc. XX. Também serão digitalizados desenhos originais e peças filatélicas, do período 1912 a 2022.

A documentação cartográfica apresenta as inovações tecnológicas, o aparecimento de novos meios de comunicação, a criação e desenvolvimento de serviços nas áreas da exploração postal e das telecomunicações. Destacam-se a criação e evolução das redes postal, telegráfica, telefónica, de cabos submarinos, a rede de ambulâncias postais ferroviárias e rodoviárias e ainda o plano de remodelação de edifícios e mobiliário.

A coleção de desenhos originais de selos, agora também em tratamento digital, representa um  património artístico, social e cultural único da autoria de artistas portugueses de referência nas artes plásticas.

Este apoio garante uma melhor conservação do património documental à guarda da Fundação e permitirá no futuro uma maior divulgação junto da comunidade académica e do público em geral.