Cavaleiro Faria, o misterioso desenhador português

O Museu Nacional de Arte Antiga acolhe até dia 25 de junho a exposição “Cavaleiro Faria, um desenhador português do século XVIII“, uma viagem no tempo onde finalmente é revelada a identidade deste artista português.

A Fundação Portuguesa das Comunicações participa nesta exposição através da cedência do códice “Memórias Genealógicas da família Coronel Dos Senhores Correyos Mores Intendentes Geraes das Postas de Portugal”.

Cavaleiro Faria foi um oficial do Conselho da Fazenda, Cavaleiro da Ordem de Cristo e da Casa Real, filho e neto de ourives do Ouro. A pesquisa agora revelada comprova que se chamava Inocêncio de Faria e Aguiar. Foi um artista amador que desenhava nas horas livres, exclusivamente a pena e tinta castanha.

O códice cedido pela Fundação é um exemplar único, totalmente ilustrado pelo artista. Foi adquirido pelos Correios e Telégrafos, em 1938. Na altura, a identificação e validação dos desenhos de Cavaleiro Faria foi realizada pelo Dr. João Couto, conservador do Museu Nacional de Arte Antiga.

Para mais informações, consulte o catálogo digital do Arquivo Histórico e Biblioteca da Fundação Portuguesa das Comunicações.