Anabela Ribeiro e o desenvolvimento humano

O desenvolvimento económico social de Portugal é hoje resultado de um processo histórico, iniciado com a constituição do país e trabalhado ao longo de gerações por diversos setores de atividade, com os resultados de que hoje usufruímos.

Nesse processo histórico, o setor das comunicações teve um papel central, sendo responsável pelo pioneirismo, experimentação e desenvolvimento de diversas entidades e indústrias.

Com o intuito de promover o estudo, a conservação e divulgação do património histórico, científico e tecnológico das comunicações, a Fundação Portuguesa das Comunicações disponibiliza no Museu das Comunicações uma exposição permanente onde divulga a evolução histórica dos processos comunicacionais, os equipamentos, as tecnologias e demonstra o seu contributo para o desenvolvimento económico-social das comunidades.

Na mostra – Projeto 17 – traçamos o retrato desse caminho histórico feito ao longo de cerca de cinco séculos, um percurso revelador dos desafios e oportunidades colocados à humanidade ao longo dos tempos, na sua procura por vencer a distância para tornar o mundo mais próspero através do investimento nos meios de comunicação, motor fundamental para o desenvolvimento económico-social.

Com este intuito, organizámos uma visita orientada à exposição “Vencer a Distância – cinco séculos de comunicações em Portugal” que apresenta os principais contributos dos correios e das telecomunicações para o desenvolvimento sustentável.

Para revelar um pouco sobre a importância dos objetivos de desenvolvimento sustentável no desenvolvimento humano desafiámos Anabela Vaz Ribeiro, diretora executiva da Global Compact, para partilhar a sua visão e o seu testemunho sobre os ODS e a agenda 2030.