Em 1930, o amplo desenvolvimento das redes telegráficas e telefónicas exigia espaços grandes para proteger e conservar todo o material e agilizar o trabalho. Os correios não dispunham de tais condições, já que as estações eram pequenas e insuficientes. Tornou-se necessário construir edifícios maiores, com mais condições para acompanhar os tempos de progresso e modernidade.
Entre 1930 e 1937, para responder de forma célere a esta necessidade, procedeu-se, à construção rápida de edifícios para as estações de correio, não tendo, no entanto, havido um plano prévio de construção.
A falta de organização e rigor na construção conduziram a um impasse no desenvolvimento das comunicações da época. Esta situação prolongou-se até ao estabelecimento do Plano Geral de Edificações (PGE).
Assim, entre 1937 e 1941, sob a orientação do PGE da Administração Geral de Correios, construíram-se estações de correios em muitas cidades portuguesas. Desta vez, as regras a seguir na construção dos edifícios estavam bem definidas.
E foi precisamente a 14 de agosto de 1938 que a Administração Geral dos CTT inaugurou a Estação de Correios de Alcobaça, o primeiro edifício construído no âmbito do novo plano dos CTT. Uma estação modelo, grande e imponente, desenhada pelo arquiteto Adelino Nunes.