- Este evento já decorreu.
Um Ciclo que Não é um Ciclo – O futuro da Inteligência Artificial
20 Novembro @ 15:00 - 15:45
GratuitoEsta palestra já decorreu, mas pode assistir on-line:
Um Ciclo que não é um Ciclo – O Futuro da Inteligência Artificial.
Descarregue a folha de apoio e acompanhe o debate.
Em novembro a palestra é dedicada ao tema “O Futuro da Inteligência Artificial”.
A Inteligência Artifical está cada vez mais presente no nosso quotidiano, seja no acesso ao Chat GPT ou a funcionalidades que podem passar despercebidas como o homebanking, o e-mail e o algoritmo das redes sociais.
Qual será o impacto da IA na economia, saúde, sociedade? Será que pode vir a substituir, total ou parcialmente, os seres humanos em determinadas funções e levar o mercado de trabalho a reestruturar-se, criando novos empregos e erradicando outros, como call centers, introdução de dados e análise de texto?
Filipe Cabral Pinto e Catarina Barata, são os dois especialistas convidados para debater o tema.
Filipe Cabral Pinto
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Coimbra e doutorado em Telecomunicações pela Queen Mary University of London.
Coordena o grupo “Inovação Exploratória” da Altice Labs centrado na evolução tecnológica digital. Desenvolve projetos de investigação e de inovação nas áreas das redes 6G e da Inteligência Artificial. É professor auxiliar no Instituto Politécnico de Viseu onde leciona as cadeiras de inteligência artificial e análise inteligente de dados. Inventou duas patentes e tem mais de 50 publicações científicas. É também autor do romance “História de um hipocondríaco que queria pôr o cê de cedilha no alfabeto”
Catarina Barata
Licenciada em Engenheira Biomédica e doutorada em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico. Atualmente é professora no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores no Instituto de Sistemas e Robótica. Como investigadora tem trabalhado em problemas de Inteligência Artificial, tendo como aplicação principal a área da medicina. Tem participado em vários projetos, entre os quais o Center for Responsible AI, um consórcio de empresas, startups e centros de investigação que têm por objetivo desenvolver modelos de IA mais confiáveis, transparentes e sustentáveis.
A moderação é de João Salema de Sequeira, especialista em estratégia política e organização de eventos. Foi coordenador científico do projeto “Democracia Para Que Te Quero”, parceria entre a Rádio TSF e a Direção Geral de Educação. Nos eventos, foi coordenador-adjunto da Cimeira das Democracias. João é mestrando em Estudos da Governança, Liderança e Democracia pelo IEP-UCP e licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais pela mesma instituição.
As sessões permanecem presenciais no Museu das Comunicações e on-line em direto, no canal de vídeos: https://www.youtube.com/user/FPComunicacoes.
Mais informações:
Para quem: alunos do ensino secundário | profissional
Quando: 20 de novembro | 15h
Duração: 45 minutos
Direto: https://www.youtube.com/user/FPComunicacoes
Atividade gratuita.
Inscrição e mais informações através do formulário.