- Este evento já decorreu.
Se esta peça falasse – mês julho 2017
1 Julho 2017 - 31 Julho 2017
Se esta peça falasse – mês julho 2017
«A Carta», 1982
Tapeçaria de Portalegre
Luís Filipe de Abreu
«A narrativa desenvolve-se da esquerda para a direita ligando três núcleos. O primeiro em que alguém escreve sobre a folha branca a mensagem, a qual no extremo oposto, terceiro núcleo, se confunde com as pombas, num espaço pouco definido do seu destino. No núcleo central, a carta passa da fase de recepção para a da distribuição, princípio e fim do circuito postal. A carta é o ponto central, o seu processamento envolve meios e trabalho representados pelas figuras aladas que a manuseiam, e os cavalos simbolizam energia, movimento e o tempo do serviço.
A composição obedece à forma e dimensões da parede que a acolheu, configurada aproximadamente num semi-círculo (300x532cm)».
A Tapeçaria foi encomendada para decorar o auditório do edifício-sede dos CTT Correios de Portugal, no Palácio Sousa Leal em Lisboa. A sua execução, na Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, interpretou rigorosamente o cartão original da autoria de Luís Filipe de Abreu que assim a revisita.
A obra integra actualmente a exposição «O Ponto e o Píxel», patente no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, na cidade de Portalegre.