- Este evento já decorreu.
Casa do Futuro
17 Maio 2012
A Sustentabilidade e a responsabilidade social na Fundação Portuguesa das Comunicações, com o contributo da Fundação Portugal Telecom.
A Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) tem tido, desde a sua criação, um ativo e importante papel na promoção e divulgação de projetos e soluções tecnológicas que promovam a inclusão social nos seus mais diversos pilares.
Também a FPC e a Fundação PT têm um desígnio comum de contínua preocupação de procura, desenvolvimento e divulgação de novas soluções para acessibilidade às Telecomunicações, cada vez mais aperfeiçoadas e adaptadas às pessoas com necessidades especiais.
Assim, e em parceria com a Fundação PT, a FPC visa agora aumentar o seu contributo para atingir esses objetivos, dando a conhecer e possibilitando aos seus inúmeros visitantes da Casa do Futuro experimentar novas soluções tecnológicas que permitem melhorar a autonomia e a qualidade de vida dos cidadãos seniores e dos cidadãos com necessidades especiais de comunicações.
São muitos motivos para que possamos olhar esta nova versão da Casa do Futuro como a continuação de um projeto expositivo que se adapta e evolui, de forma a apresentar ao público visitante uma antecipação cuidada e realista de um futuro próximo mais sustentado.
História da Casa do Futuro….
Pelo facto de a Casa ser um dos locais de partilha onde os membros do núcleo central familiar desempenham uma maior multiplicidade de atividades individuais e coletivas, é cada vez mais necessário que os suportes e conteúdos de apoio à vivência quotidiana encontrem formas de convergir com serviços fora do ambiente doméstico, como a educação, o emprego, a assistência médica ou a vivência associativa.
Assim, aos conceitos de Conexão, Interatividade, Inclusividade e Sustentabilidade, que caracterizaram a evolução modular da Casa do Futuro, projeto concretizado em 2003, juntou-se, em 2011, o conceito de Convergência, criando-se, deste modo, a versão 5.0 da Casa do Futuro. Esta versão possibilitou demonstrar o efeito da convergência na adequação às plataformas de gestão e segurança domótica, para operabilidade de diversos pontos da Casa, na unificação de diversos equipamentos terminais através de um interface comum, na troca de informação através de serviços personalizados e na convergência de conteúdos agrupados e partilhados através de um único perfil de acesso.
Em resultado do desenvolvimento que a sociedade atual atravessa, fruto da rápida evolução da eletrónica e dos sistemas de informação, cada vez mais as pessoas aumentam as suas exigências ao nível do conforto, segurança, gestão de recursos e fiabilidade de comunicação.
O próprio ambiente arquitetónico e decorativo da Casa faz uma adaptação conceptual, tornando a vivência e a usabilidade do espaço num modelo de “Convergência Espacial”.
A visita a esta exposição só pode decorrer com acompanhamento do Serviço Educativo. Para marcação de visitas consulte Informações úteis. Poderá, contudo, fazer Visitas guiadas sem marcação prévia no horário especial: 3ªf, 5ªf e sábados às 16h.