A carregar Agenda

« Voltar à agenda

  • Este evento já decorreu.

Arte e Tecnologia – Prémio Norberto Fernandes

18 Outubro 2024 @ 10:00 - 28 Novembro 2024 @ 18:00

Gratuito

As dez obras da categoria “Arte e Tecnologia” candidatas ao Prémio Norberto Fernandes, criado pela Fundação Altice, podem ser visitadas no Museu da Fundação Portuguesa das Comunicações até ao próximo dia 29 de novembro.

A mostra reúne obras de Bruno José Silva, Carlos Mensil, Cristina Massena, Dalila Gonçalves, Daniel Nave, Gabriel Abrantes, Inês Norton, LealVeileby, Pedro Henriques e Rodolfo Quintas.

O Prémio Norberto Fernandes apoia projetos nas áreas das artes plásticas, como pintura, escultura, cerâmica e tecelagem, de artistas portugueses ou residentes em Portugal. Foi criado pela Fundação Altice para homenagear o engenheiro Norberto Fernandes, primeiro administrador da Fundação Portugal Telecom que, com uma visão inovadora para o seu tempo, promoveu o património artístico à guarda da Fundação, incluindo a coleção de arte contemporânea composta por pintura, escultura, desenho, fotografia, instalação e vídeo de artistas na sua maioria portugueses.

As obras vão ser avaliadas por um júri composto por Helena Barranha, Isabel Carlos e Miguel Von Hafe Pérez que irá determinar o vencedor nesta categoria.

Bruno José Silva
Limit of Disappearance
A obra tem um número limitado de visualizações disponíveis. Expõe o visitante a uma imagem criada a partir de uma base de dados online, numa procura de abstração de sentido.

Carlos Mensil
Ilhéu
O artista explora um campo conceptual da mecânica quântica aplicada a um conjunto de dinâmicas sociais.

Cristina Massena
Artificial Landscapes
O projeto surgiu da ideia de explorar a interseção entre a pintura e impressão 3 D sobre papel, com o intuito de explorar imaginários de paisagens ficcionadas e questionar como a tecnologia da impressão 3 D influencia a materialidade e a experiência artística.

Dalila Gonçalves
Sinfonia de Vapor
A partir da ideia do alambique e das chaleiras com apitos de uso quotidiano, a artista constrói uma “ orquestra” com chaleiras usadas, num processo criativo que transforma estes objetos em instrumentos musicais, fazendo uso de tecnologia para o efeito.

Daniel Nave
Time Lapse
Instalação que documenta e enfatiza o movimento das imagens vistas pela otica de um viajante que as vai captando numa metrópole indiferenciada, onde as estruturas direcionais ordenam o espaço.

Gabriel Abrantes
Ghost Playing Harp
Ghost playing Piano
No processo de criação das suas pinturas o pintor recorre ao programa 3D Maya, normalmente usado para efeitos especiais de modo a criar mundos digitais que depois pinta com técnicas tradicionais de pintura a óleo.

Inês Norton
Until the last drop
O projeto pretende ter um caracter de call to action, um ensaio futurista e distópico, onde a agua passa a ser um bem escasso , reflexo da pesada pegada do Antropoceno.

Leal Veileby
Oculista Ocultista
Esta obra faz parte de uma série, na qual a dupla LealVeileby, explora a nossa relação contemporânea com dispositivos moveis.

Pedro Henriques
Color cave 20 / Color cave 9
Color cave 22 / Color cave 11
Color cave 10 / Colocar cave 7
Conjunto de imagens hibridas que corporizam a intersecção de diferentes camadas visuais num so plano, simultaneamente fugidio e material.

Rodolfo Quintas
Sentiment Data Painting – World News
Pintura digital que lê notícias on-line de jornais de todo o mundo. Cada vez que um meio de comunicação publica uma notícia, o sentimento da notícia é analisado pelo software da peça e uma nova mancha de cor é pintada.

Entrada gratuita.
Até 29 de novembro | 2ª feira a sábado.

Detalhes

Início:
18 Outubro 2024 @ 10:00
Fim:
28 Novembro 2024 @ 18:00
Custo:
Gratuito
Categorias de Evento:
,

Local

Museu das Comunicações