A importância da APT nas telecomunicações em Portugal

No momento em que se celebram os 650 anos da aliança Luso-Inglesa, assinalamos a presença da Anglo Portuguese Telephone Company (APT) em Portugal com uma visita guiada onde iremos explicar como o investimento inglês contribuiu para o desenvolvimento das comunicações em Portugal.

Tudo começou em 1882, quando a Edison Gower Bell Telephone Company of Europe, Ltd assinou um contrato de concessão com o governo português para operar em Portugal. Ao fim de apenas cinco anos, a Edison procedeu ao trespasse dessa concessão para uma nova empresa, a Anglo Portuguese Telephone Company, ficando esta responsável pela exploração das redes telefónicas nas cidades de Lisboa e Porto. No restante território do país a rede ficou a cargo do governo, através da Administração Geral dos Correios e Telégrafos.

O telefone era um símbolo do progresso, um objeto de luxo, um “servidor” imprescindível nos negócios e ainda um fiel meio de comunicações mais urgentes. No entanto, os valores da assinatura e das taxas aplicadas às chamadas eram muito elevados e poucos os podiam suportar. Em Lisboa, estava disponível para 1600 pessoas e 1000 no Porto. Foi preciso muito tempo até o telefone ganhar o seu espaço e conseguir ultrapassar o telégrafo.

O período da implantação da República portuguesa trouxe instabilidade e falta de investimento, causando protestos e greves dos trabalhadores da APT. A falta de descanso semanal, o excessivo horário noturno e os baixos salários eram as principais queixas. As mulheres estavam proibidas de participar nas greves – a imprensa referia-se a elas como as figuras mais “oprimidas e escravizadas”.

Ao nível internacional, a Grande Guerra agravou a situação da companhia de telefones, manifestando-se na falta de material como cabos, auscultadores, fios e telefones de mesa e obrigando a rejeição de novos pedidos de ligação à rede.

Aos poucos, uma nova cultura e mentalidade foi aparecendo e a remodelação dos serviços e o aumento de capital permitiram a instalação da estação central de Lisboa. A APT foi elogiada pelo seu know-how no aumento das tarifas telefónicas e receitas geradas, e o crescente número de subscritores.

Saiba mais sobre esta história, 29 de junho, quinta-feira, às 19h, na visita guiada dedicada ao tema. A entrada é gratuita. Segue-se pequeno momento musical.