A 7 de dezembro celebra-se o Dia Internacional da Aviação Civil com o objetivo de chamar a atenção para a importância da aviação na promoção do desenvolvimento sustentável, económico e social do mundo. Na agenda 2030 das Nações Unidas a aviação é reconhecida como um importante motor da conetividade global, da paz e prosperidade.
No Museu das Comunicações contamos com uma mostra de património da NAV – Navegação Aérea de Portugal, que revela a tecnologia utilizada no controlo aéreo e o papel estratégico do nosso país na regulação do espaço aéreo internacional, um protagonismo nacional que muitos desconhecem e que foi motivado por questões geográficas e algum pioneirismo.
A história da aviação civil foi impulsionada com a I Guerra Mundial. Após o conflito, os países aperceberam-se da potencialidade da aviação no transporte de pessoas, o que impulsionou a criação das primeiras leis da navegação, na Convenção de Paris, em 1919. A partir desse momento foram implementadas as primeiras companhias aéreas com fins comerciais.
Pouco tempo depois, em Portugal, Sacadura Cabral e Gago Coutinho, demonstraram ser possível a travessia aérea do Oceano Atlântico, tendo chegado ao Rio de Janeiro.
A II Guerra Mundial, em 1939, aumentou grandemente o tráfego aéreo, tanto militar como comercial. Assim, em 1944 houve necessidade de se organizar a 2ª Convenção de Navegação Aérea Internacional. Foi igualmente criada a ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil). O espaço aéreo foi então dividido em jurisdições das Regiões de Informação de Voo (RIV). A Portugal coube-lhe uma área 105 vezes superior à superfície continental do país.
Graças a um sistema uniforme e complexo de operadores de tráfego aeronáutico espalhado pelos cinco continentes, o movimento aéreo intensificou-se e passou a ser organizado e gerido através de sofisticados equipamentos eletrónicos suportados em técnicas e sistemas de telecomunicações.
Na exposição permanente “Vencer a Distância – Cinco Séculos de Comunicações em Portugal”, do Museu das Comunicações, o público tem a oportunidade de visitar o Núcleo da Navegação Aérea – NAV Portugal – e conhecer parte do património nacional da aviação, através de simuladores e mesas interativas digitais.