Vencer a Distância

“Vencer a Distância – Cinco Séculos de Comunicações em Portugal”, a exposição permanente do Museu das Comunicações, é uma mostra sobre a evolução e o aperfeiçoamento das técnicas que permitiram à Humanidade uma comunicação cada vez mais rápida e eficiente.

Organizada de uma forma cronológica em dois percursos, um sobre a história dos Correios e outro sobre a história das Telecomunicações, a exposição pretende documentar e revelar a história do sector, com recurso a coleções únicas em Portugal, cujas origens remontam ao primeiro museu das comunicações em 1877, então designado Museo Postal.

O percurso dos Correios, conta a História dos Correios em Portugal desde a sua institucionalização como serviço público (século XVI) até à atualidade.

Neste percurso encontra a Galeria Filatélica que, através de exposições temáticas e temporárias, dá a conhecer o selo através de emissões filatélicas emblemáticas e, ainda, de desenhos originais assinados por alguns dos artistas plásticos que têm vindo a marcar a história dos nossos selos.

  

No percurso das Telecomunicações, as peças contam a história das telecomunicações, nas áreas de redes e infraestruturas, sistemas de informação, internet, mobilidade, e média.

   

A ANACOM tem nesta exposição, também, um espaço próprio, que dá a conhecer aos visitantes a importância e o papel desempenhado pelo regulador desde 1989.

   

“Vencer a Distância” é ainda enriquecida com núcleos dedicados à Navegação Aérea, à Rádio à Televisão e aos cabos submarinos.

Funcionalidades à disposição dos visitantes:

  • Visita virtual à exposição através de http://bit.do/ePbcs
  • Realidade Aumentada, através da APP gratuita “Museu das Comunicações”, onde é possível visualizar objetos em 3D.

Visitas guiadas para público individual sem marcação: 2ª, 4ª e 6ª, às 16h00
Visitas guiadas com marcação prévia: 2ª a sábado (mínimo de 10 pessoas)

Contactos e mais informações aqui