500 anos do Correio em Portugal

A exposição “500 anos do Correio em Portugal” , a decorrer na Torre do Tombo, apresenta um percurso expositivo que reúne documentos, objetos e vestuário que contam a história do serviço de correio, desde a sua criação até à atualidade.

Foi no dia 06 de novembro de 1520 que o Rei D. Manuel I assinou, em Évora, a carta real que nomeava Luís Homem como o primeiro Correio-Mor de Portugal. Embora existam documentos anteriores onde o embaixador privado do rei já era tratado por “correio-mor”, datamos formalmente o início da aventura dos correios públicos no nosso país nessa data.

A cronologia histórica proposta é ilustrada com alguns dos documentos mais antigos sobre os Correios que fazem parte do acervo do Arquivo Histórico Nacional. São peças raras agora acessíveis ao público. A viagem pelo mundo dos correios é explicada sala a sala e conta também com património dos Correios, à guarda da Fundação Portuguesa das Comunicações. Os vários núcleos expositivos dão destaque à evolução do serviço, introdução do selo, uso de diferentes meios de transporte e revelam o constante investimento na melhoria dos meios e modos de entrega de correspondência.

A exposição “500 anos do Correio em Portugal” está patente na Torre do Tombo até 31 de janeiro 2023

Morada: Alameda da Universidade, 1649-010 – Lisboa

Horários: 2ª a 6ª feira – 09h30 – 19h30  | Sábado: 09h30 – 12h30

Créditos Imagem: Nuno Delícias / Propriedade: CTT Correios de Portugal