1863 – 1ª Conferência Postal Internacional

A 11 de maio de 1863, realizou-se em Paris, a 1ª Conferência Postal Internacional, então proposta pelo Diretor Geral de Correios dos Estados Unidos da América, General Montgomery Blair. Os delegados de quinze países europeus e norte-americanos, incluindo Portugal, estabeleceram nessa ocasião uma série de princípios gerais para acordos mútuos dentro do sector postal.

Até se chegar a esta conferência, o mundo teve de passar vários marcos na história postal. Recuando ao século XV, o Imperador Frederico III concedeu à família de François Taxis o serviço postal da Casa dos Habsburg, dando origem ao nascimento do correio internacional.

Durante os séculos XVII e XVIII a troca de mensagens entre os países foi em grande parte regida por acordos bilaterais. Em Portugal, o primeiro convénio postal foi celebrado em 1705 com Inglaterra.

No século XIX, esta rede de acordos tornou-se complexa, sendo necessário criar regras generalizadas e promover a simplificação dos serviços postais internacionais.

Entretanto, cada estado avançava com a sua reforma postal. A mais notável ocorreu em Inglaterra, em 1840, quando Sir Rowland Hill estabeleceu um sistema de franquias de cartas pagas antecipadamente, para pouco depois introduzir em circulação o primeiro selo postal no mundo, denominado por Penny Black.

A 11 de maio de 1863, o General Montgomery Blair propôs a organização da 1ª Conferência Postal Internacional, a qual se prolongou até 8 de junho.

Onze anos mais tarde, a 9 de outubro de 1874, foi fundado em Berna, o organismo especializado da ONU no sector postal – a União Universal Postal (UPU) – o principal fórum para a cooperação entre agentes do setor postal, apoiando e garantindo uma rede verdadeiramente universal de produtos e serviços.

Para saber mais sobre a história da UPU, visite a mostra documental “Segredos no Tempo“, uma exposição que apresenta documentos e fotografias do século XIX relacionados com esta temática.

Créditos Fotos: Arquivo Histórico e Biblioteca FPC