Fill in the blanks, de Pedro Batista

A Fundação Portuguesa das Comunicações convida a visitar a exposição Fill in the blanks, de Pedro Batista.

“São muitos os elementos que podem influenciar a forma como o nosso cérebro regista e armazena informação para criar memórias. Há, no entanto, um que se destaca e que nos é comum a todos: as memórias mais vívidas estão intrinsecamente ligadas à emoção associada ao momento. Ironicamente, apesar de serem as mais importantes, estas memórias não são necessariamente uma representação fidedigna do que foi observado e vivido; a criatividade da mente humana trabalha para preencher os espaços deixados em vazio.

Fill in the blanks explora as memórias do artista e a forma como elas existem no seu imaginário, aceitando a possibilidade de serem, em parte, imperfeitas, imaginadas. A utilização do branco em transparência representa o carácter difuso de algumas destas memórias, deixando para a cor a função de comunicar o elemento mais relevante para o autor.

Para criar este conjunto de obras, o artista recorreu não só a uma introspeção sobre aquilo que o marcou nos seus 38 anos de vida, mas também a álbuns de fotografias e memorabilia como registos de momentos e situações significantes.

Mais do que representar memórias de uma forma meramente visual, a exposição apresenta também uma experiência para os demais sentidos, alavancando nas emoções associadas a cheiros e sons com o fim de encontrar uma sugestão suficientemente forte para existir uma descoberta, um reviver de uma possível memória.

Mais do que ilustrar espaços ou situações vividas, este trabalho propõem-se existir dentro do universo da sugestão e da poesia.”

Entrada Grátis.
Patente na Galeria Central da FPC até 11 de maio.

  • 5 Abril, 2019 - 11 Maio, 2019