Exposição «Império Colonial Português» de Pedro Vaz Pereira

A partir de 11 de Outubro de 2005 vai estar disponível no Museu das Comunicações uma exposição de mérito filatélico que integra um conjunto único de selos de correio da colecção de particular de Pedro Vaz Pereira.

Em 1938 foi emitido nas oito colónias portuguesas um conjunto importante de selos, tendo sido realizadas duas emissões em cada colónia, uma para correio ordinário terrestre e outra para correio aéreo em que os selos tinham impressas as palavras IMPÉRIO COLONIAL PORTUGUÊS.

Desenhados pelo português Arnaldo Ressano Garcia, foram impressos em talhe doce, na firma inglesa Bradbury Wilkinson & Co Ltd.

Circularam entre 1938 e 1957, atravessando portanto a 2ª Guerra Mundial e foram dos primeiros selos a franquear as cartas expedidas nos voos pioneiros de África e Ásia para a Europa e as Américas.

Nesta exposição é apresentado, pela primeira vez, um conjunto de peças de correio ordinário e aéreo, algumas deles são exemplares únicos, outras são peças de extrema raridade, seja pelos seus portes, ou pelos blocos que aqui se encontram expostos e que as tornam peças de grande beleza, visibilidade, qualidade e raridade.

  • 11 Outubro, 2005