- Este evento já decorreu.
Se esta peça falasse – Mês | SET – “Monstros de Ferro”
1 Setembro 2016 - 30 Setembro 2016
“Monstros de Ferro” foi a alcunha que lhes foi atribuída logo que começaram a surgir nas ruas de Lisboa.
Tendo em vista criar melhores condições de segurança às correspondências depositadas nos recetáculos postais (até então de madeira), foram introduzidos a partir de 1882 os Marcos Postais.
Os primeiros marcos postais portugueses foram importados de Inglaterra e sempre mantiveram a sua imagem de marca, a cor vermelha, tal como é referido no artigo da Revista “O Occidente” do seu número de Novembro de 1882, em que se relata a existência em algumas praças de “… Marcos de ferros, pintados de vermelhos, muito vistosos com uma fenda horizontal na parte superior”.
Inicialmente aceites com algumas reservas e merecendo mesmo referências pouco favoráveis da imprensa da época, mais por razões de ordem estética do que outras quaisquer, os Marcos Postais impuseram-se pela sua eficácia demonstrada no dia a dia, tanto ao nível da segurança como da comodidade. Desde então os Marcos do Correio passaram a ser colocados em todos os pontos do Pais tornando-se, cada vez mais, objetos do nosso quotidiano perfeitamente integrados na paisagem urbana e real, e de “mal-amados” tornaram-se pontos de referência em quase todas as localidades. |