- Este evento já decorreu.
Se esta peça falasse | DEZ
1 Dezembro 2016 - 31 Dezembro 2016
500 Anos do Correio
No reinado de D. Manuel I (1495-1521), Portugal é um pequeno mas glorioso reino, consagrado universalmente pela epopeia da Expansão Marítima.
Durante este período sucedem-se feitos extraordinários, como a viagem de Vasco da Gama à Índia, em 1498, a descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral, em 1500, e a progressão territorial em Marrocos. Malaca é conquistada por Afonso de Albuquerque em 1509, e no ano seguinte é tomada Goa, que se torna a capital do Império do Oriente.
Estas rotas traduzem-se no contacto com povos diferentes na cor da pele, nos costumes, nos cultos. Os descobrimentos portugueses não só mudam o desenho dos mapas e transformam o comércio mundial, como fazem despontar uma nova cultura de dimensão humanista, onde a comunicação se tornou imprescindível.
É neste clima de apogeu que D. Manuel decide criar o Ofício de Correio-Mor, que teve como missão fazer nascer o primeiro serviço de Correio em Portugal.
O transporte das correspondências fazia-se a pé ou a cavalo, e os correios, como então eram designados os portadores das cartas, faziam a ligação com as principais cidades do reino e com as cortes europeias.
É isto que ilustra esta emissão de selos «500 Anos do Correio», que marca o início das comemorações dos quinhentos anos do Correio em Portugal.