A carregar Agenda

« Voltar à agenda

  • Este evento já decorreu.

Por Entre as Linhas

24 Setembro 2007

Artistas: Vasco Araújo, Pedro Barateiro, Filipa César, Luisa Cunha, Fernanda Fragateiro, André Guedes, Ana Jotta, António Olaio, Miguel Palma, Fernando José Pereira.

«Por Entre as Linhas», porque se pretende falar sobre comunicação, mas também sobre arte. A palavra «linha» é comum tanto ao vocabulário artistico (desenhar uma linha num papel) como ao vocabulário da escrita e das telecomunicações (linhas telefónicas, ligações, cabos, ler por entre as linhas).
Nos dez anos da Fundação, «Por Entre as Linhas» mostra dez artistas contemporâneos  em interacção com o espólio do Museu das Comunicações. Tal como um vírus, as obras de arte contemporânea entram por entre os instrumentos e objectos do Museu: invadem vitrinas, pousam sobre cenários de reconstituição histórica, projectam-se nas paredes de uma estação de correios ou provocam o toque de um telefone vermelho pondo à vista o trabalho de uma central de telefónica, telefone que, se atendermos, depois nos diz que estamos a «pensar o mesmo que ele»…
Esta é uma pequena descrição do resultado de os artistas terem criado obras de raíz e especificas para a exposição, nomeadamente a partir da proposta curatorial que considerou três ideias estruturantes:
– partir do acervo do Museu (esteja exposto ou em reserva);
– a relação entre arte e tecnologia;
– a comunicação.
A exposição, ao desenvolver-se num espaço que é o oposto do usual cubo branco imaculado das galerias e museus de arte contemporânea, testa a operacionalidade da arte contemporânea num regime espacial carregado de informação, gadgets, texto e letragem, veículos de transporte e manequins e em que por vezes a ambiguidade se instala: será que este peça é arte contemporãnea ou pertence à colecção do museu?! Este jogo de camuflagem e despiste é também um modo de convidar o espectador a fruir do acervo do Museu com um olhar diferente e mais atento. Responde-se assim ao desafio da Fundação Portuguesa das Comunicações, propondo uma exposição de arte contemporânea, para comemorar os seus 10 anos de existência.

Isabel Carlos
Curadora da Exposição Nota de Abertura Apresentação Biografia dos Artistas Imagens dos Artistas Planta da Exposição Biografia da Curadora

Detalhes

Data:
24 Setembro 2007
Categorias de Evento:
,