A carregar Agenda

« Voltar à agenda

No início era a válvula…do sinal analógico ao digital

5 Abril @ 10:00 - 30 Outubro @ 18:00

Gratuito

A exposição “No início era a válvula… do sinal analógico ao digital” apresenta uma grande variedade de válvulas do século XX e revela como estas tiveram um papel central no desenvolvimento da indústria das comunicações.

As válvulas eletrónicas ou termiónicas surgem no seguimento das experiências de Thomas Alva Edison, que ao acender a primeira lâmpada elétrica em 1879, não imaginava que estava também a fazer nascer a base para a construção da primeira válvula, registando o que ele intitulou de “Efeito Edison”, e mais tarde “Efeito Termiónico”.

Ao longo do tempo, com o aperfeiçoamento das válvulas, foram acrescentados elementos e melhorada a sua eficiência, através de uma série de funções eletrónicas fundamentais, tais como o sinal de amplificação e a corrente de retificação.

Durante décadas, as válvulas fizeram parte dos mais diversos tipos de equipamentos de Radiocomunicações, Radiodifusão, Teledifusão, Computação. Foram um dispositivo fundamental nos sistemas de telecomunicações, servindo para gerar sinais com uma dada frequência (função osciladora), e também como amplificadora e retificadora de sinais de rádio.

Hoje em dia, embora a utilização de válvulas seja diminuta, ainda as podemos encontrar em equipamentos como Microondas, Radares, Satélites e Hi-fi.

Entrada grátis.
De abril a outubro 2021.

Detalhes

Início:
5 Abril @ 10:00
Fim:
30 Outubro @ 18:00
Custo:
Gratuito
Categorias de Evento:
,

Organizador

FPC