A carregar Agenda

« Voltar à agenda

  • Este evento já decorreu.

Dia Internacional dos Museus 2021

18 Maio @ 10:00 - 18:00

Gratuito

Desde 1977 que se celebra anualmente a 18 de maio o Dia Internacional dos Museus. Este ano, “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” é o tema partilhado por milhares de museus em todo o mundo.

Para isso, revisitámos o património do Museu das Comunicações e organizámos uma visita guiada que decorre hoje, pelas 13h. Uma visita gratuita, disponível a todos, que reimagina a exposição permanente “Vencer a Distância – Cinco séculos de comunicações em Portugal”.

Aproveite também para conhecer as novas exposições temporárias: “No início era a válvula… do sinal analógico ao digital” e “Mechamorphic”. Estas duas mostras, apesar de distintas, cruzam-se num ponto comum, ambas partem de peças de equipamentos de telecomunicações.

No início era a válvula… do sinal analógico ao digital”, apresenta um verdadeiro laboratório de válvulas, eletrónicas ou termiónicas. As válvulas surgiram no seguimento das experiências de Thomas Alva Edison, e durante décadas fizeram parte dos mais diversos tipos de equipamentos de radiocomunicações, radiodifusão, teledifusão, computação. São um dispositivo central nos sistemas de telecomunicações, fundamentais no desenvolvimento da indústria das comunicações.

Mechamorphic”, é uma exposição de quadros de Soraia Domingos. Reaproveitar material em desuso e dar-lhe uma nova vida, foi este o desafio feito à autora enquanto técnica superior em gestão de património postal e de telecomunicações, no Museu das Comunicações. Assim nasceu o primeiro quadro desta mostra “As Engrenagens da Cidade”, uma obra composta por peças que habitualmente encontramos em equipamentos eletrónicos.

Detalhes

Data:
18 Maio
Hora:
10:00 - 18:00
Custo:
Gratuito
Categorias de Evento:
,

Local

Museu das Comunicações

Organizador

FPC