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comunicabilidade (in)formativa, educabilidade cogni-
tivo-cognoscitiva e usabilidade educativo-transfor-
mativa – Sustentabilidade Culturativa. Consultor na
área de Comunicação Multimediatizada.
Engenheiro concetor de projetos de integração de
novas Infotecnologias Interativas para Cibercen-
tros, Centros de Formação, Casas/Academias de
Juventude, Mediatecas, Museus e Centros Cultu-
rais. Tecnólogo e realizador de cinevideo digital,
de audiovisuais, multimédia e multivisão – meios e
materiais didático-pedagógicos multimediatizados
e interativos. Formador certif icado em Tecnologias
Educativas – Design da Comunicação Educacional.
Comissário independente de exposições. No âmbito
da atividade educativa formal, foi docente em vá-
rias escolas do ensino básico, secundário e superior;
ocupou cargos de direção e coordenação de cursos
e departamentos nessas instituições; foi membro de
conselhos diretivos, pedagógicos e científ icos; foi
formador de formadores, metodólogo, orientador
pedagógico e professor coordenador de projetos de
centros de recursos educativos – mediatecas; dire-
tor executivo de unidades de produção de materiais
curriculares multimédia, na Escola Superior de Edu-
cação de Setúbal e na Escola Superior de Educação
de Santarém.
No âmbito da atividade empresarial, foi quadro téc-
nico superior e consultor sénior, assessor de conse-
lhos de administração, coordenador-chefe de projetos
especiais em instituições ligadas às (tele)comunica-
ções como a Companhia Portuguesa Rádio Marco-
ni (CPRM), Portugal Telecom (PT) e Fundação Por-
tuguesa das Comunicações (FPC), onde exerceu as
funções de diretor de projectos especiais multimé-
dia, coordenador pedagógico do serviço educativo
e diretor do Museu das Comunicações em Lisboa.
Na atividade concetual museológica, nas áreas téc-
nico-artísticas e científico-tecnológicas, no âmbito
da museografia interativa integrou e/ou coordenou
várias equipas de projeto de trabalho cooperativo/
colaborativo onde se destacam:
No Museu Monográfico de Conímbriga, conceção e
realização de programas AV de apresentação institu-
cional. No Projeto Museu Pedagógico de Cabo Verde
desenvolve conceito de museu pedagógico interacti-
vo. Na FPC – Museu das Comunicações (MC), nas
exposições: «Comércio Electrónico: A nova lâmpada
de Aladino» (1999); «Marconi: 75 Anos de Comuni-
cações Internacionais» (2000); «100 Anos de Centrais
Telefónicas em Portugal – desde o final do séc. XIX
até ao limiar do séc. XXI» (2001);»Correios, Novos
Desafios» (2001); «Espontaneidade e Rigor» (2001);
«Do original ao selo» (2002); «A Casa do Futuro»
(2002); «Levar a Carta a Garcia» (2002);»150 Anos do
Selo Português» (2003); «Arte Postal» (2003); «Cor-
Ricardo Alexandre Forte Cordeiro
Nasceu em Lisboa em dezembro de 1984, licencia-
do em História pelo Instituto Superior de Ciências do
Trabalho e da Empresa, desde 2007, e pós-graduado
em Práticas Culturais pela Faculdade de Ciências
Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
em 2009. Frequenta o mestrado em História – Polí-
tica, Cultura e Cidadania do ISCTE-IUL, foi técnico
do Serviço Educativo do Museu das Comunicações
– Fundação Portuguesa das Comunicações, durante
o ano de 2010.
Margarida Mouta
Nasceu em Vila Nova de Gaia em 1952 e licenciada
em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da
Universidade de Lisboa. É, desde 1973, professora do
atual Grupo 300. Desempenhou cargos de coordena-
dora de diretores de turma, vogal de conselho direti-
vo da Escola Secundária Gama Barros, delegada de
grupo (8.ºB), Representante disciplinar de Técnicas
de Comunicação – Jornalismo. Desde 1986, pertence
ao quadro de nomeação definitiva da Escola Secun-
dária Miguel Torga, Monte Abraão. Nesta vem exer-
cendo funções diversificadas: orientadora de estágio
de Francês – Profissionalização em Serviço – orienta-
dora de estágio do Ramo Educacional – FCUL – Por-
tuguês (3.º ciclo e ensino secundário), Faculdade de
Letras da Universidade de Lisboa. É coordenadora, a
nível de escola, da Implementação e Gestão de Lín-
gua Portuguesa não Materna, no ensino básico, e de
Português Língua não Materna no ensino secundá-
rio. É, também, coordenadora de Implementação do
Novo Programa de Português do ensino básico. Tem,
desde 2003, desenvolvido alguns projetos pedagógi-
cos em parceria com o Museu das Comunicações. É
autora de manuais escolares de Língua Portuguesa.
Colaborou na revista
Códice
, com o artigo «Patrimó-
nio tangível, memórias intangíveis», 5, série 2, Lisboa:
FPC, 2008, pp.4-17.
Joel Pereira de Almeida
Nasceu em S. João da Madeira em 1952. Tem for-
mação de base em Engenharia; pós-graduação em
Comunicação Educacional Multimédia (CEM) – Uni-
versidade Aberta (Lisboa); Estudios de Terceiro Ciclo
– Programa Doutoramento de Perspetivas Didácticas
em Áreas Curriculares – Didáctica e Organización
Escolar e Diploma de Estudios Avanzados (DEA),
Universidade de Santiago de Compostela.
Investigador em comunicação de ciência e novas
perspetivas didácticas na interacção escola/museu
em centros de ciência e tecnologia, no âmbito da mu-
seografia interactiva e complementaridade educativa: