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Ditadura Militar e Estado Novo – Liberdade adiada
No período da I República, o transporte de correio,
feito por barco a vapor, foi sendo, progressivamente,
executado por avião.
Aviões postais de carreira regular, com escalas de
acordo com as conveniências, transportavam cor-
respondências postais, cartas e, mais tarde, também
encomendas (1934).
Nas ligações intercontinentais, o paquete foi, por ex-
celência, o meio de transporte privilegiado. No entan-
to, em 1934, é estabelecida a primeira expedição de
correio aéreo e, com o avanço da aviação comercial,
o correio marítimo vai perdendo, progressivamente,
a sua hegemonia.
É inaugurado o comboio Sud-Express que circula
com caixa-recetáculo, afixada no exterior da carru-
agem, para recolha de correspondência nas paragens.
Meios de transporte
Correios e meios de transporte estiveram sempre
intrinsecamente ligados. Os correios sempre foram
pilares do desenvolvimento das comunicações fer-
roviárias, rodoviárias, f luviais, etc. É de relembrar a
importância dos veículos de tração animal que trans-
portavam as malas de correspondência entre os cor-
reios das localidades e as ambulâncias postais.
Durante anos, e antes da sua extinção pela rede fer-
roviária, foram utilizadas para este serviço, entre ou-
tras, algumas das carruagens da mala-posta.