78
fusamente essa luta pela expressão e indica em alguns casos o sen-
tido da vitória».
2
A dinâmica que Luz Correia aqui inicia de desenvolvimento educativo
através do desenho junto dos sectoresmais desfavorecidos da popu-
lação,as crianças carenciadas e ooperariado,demonstramnão sóuma
grande sensibilidade social, mas sobretudo o pioneirismo em Portu-
gal de ummovimento iniciado por Herbert Read nos anos 40, emque
a educação deverá ser muitomais facilmente apreendida através do
desenho e da arte.
Durante os anos 50 e 60,dedicou grande parte da sua energia a rea-
lizar experiências nesta área, também como bolseiro da Fundação
Calouste Gulbenkian, trabalhando comos ardinas de Lisboa,os filhos
dos empregados do JardimZoológico,eatéas crianças do Funchal,onde
funda um novo CAI, Centro Artístico Infantil, promovendo simulta-
neamente, com a ajuda do SNI, exposições cujo eco se faz sentir na
imprensa local e nacional.
Colabora ainda com a Fundação Calouste Gulbenkian no Centro de
Preparação de Monitores para o Ensino Artístico Infantil, integrado
numa comissão de especialistas.
Assim, quando esta comemora os 40 anos da sua acção educativa,
publica o catálogo «Educação, Arte e Cultura. 40 Anos da Fundação
Calouste Gulbenkian no desenvolvimento Estético Infanto-Juvenil»
em 1996,que inclui Luz Correia como umdos pioneiros emPortugal da
educação através da arte.
Por último,e talvez como formametafórica de aplicar e ensaiar todos
os seus conhecimentos teóricos e vivências da sua vasta experiência
naexpressãoplástica infantil,publicaem1963 oensaio
Garatujas. Estu-
do psicopedagógico do grafismo infantil
,
obra surpreendente na sua
auto-análise. O autor do seu prefácio, Professor Victor Fontes
3
,
defi-
ne-o assim:
Cronologia de percurso profissional
1947
Curso de Civil e Minas do Instituto dos Pupilos do Exército
1950
Professor de Matemática e Desenho na Escola Industrial
da Póvoa de Varzim
1952
Bolseiro do Secretariado Nacional de Informação e
Instituto de Alta Cultura
1954
Frequenta o curso de Ciências Pedagógicas da Faculdade
de Letras e o curso de Psicologia do Instituto Superior de
Psicologia Aplicada
1954
Ingressa nos quadros dos Correios, Telégrafos e Telefones
1957-1970
Integrado na Direcção de Serviços de Edifícios, destacado
na Ilha da Madeira, colabora na montagem da primeira
rede de telefones automáticos e na instalação e
reinstalação de todas as estações de Correios da Ilha e
Porto Santo.
1959-1966
Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian na Educação
Artística Infantil
1968
Curso de Escultura da Escola de Belas-Artes do Porto
1974
Relações públicas do secretário-geral da Administração
dos CTT
1975
Ingressa no Museu dos CTT como consultor artístico
1990
Aposentação CTT
escultura de Luz Correia, acervo da FPC.