Estamos a melhorar a Cafetaria. Reabre em breve.Biblioteca reabre 3/04

Projeto de correspondência postal – Na Volta do Correio

Projeto de correspondência postal Na Volta do Correio

Fundação Portuguesa das Comunicações | Museu das Comunicações

Bibliotecas escolares

A partir dos domínios da articulação curricular, da leitura e literacia, este projeto estabelece uma parceria e trabalho colaborativo entre as Bibliotecas Escolares de diferentes escolas e a FPC | Museu das Comunicações. Pretende-se essencialmente a promoção de competências sociais, de escrita, de comunicação e a promoção da cidadania.

Numa fase inicial, a FPC | Museu das Comunicações procede a uma ação de sensibilização junto das escolas, com o conteúdo programático “A Carta, Postais e Selos”. A biblioteca da escola faz a ponte com as turmas envolvidas.

De seguida, as bibliotecas escolares promovem o contacto entre turmas do 3º ano de escolas de diferentes agrupamentos e a troca de correspondência (carta ou postal) sobre os temas “Eu e a minha família” e “Eu e a minha escola”, entre os alunos das escolas (EB1) envolvidas.

Esta ação permite ligar a Escola ao Museu das Comunicações, dando aos alunos a oportunidade de conhecerem o espaço e a missão do Museu.

Numa fase final, há um encontro e convívio no Museu das Comunicações entre as turmas escolares envolvidas e inaugura-se uma mostra com a correspondência trocada entre os alunos das diferentes escolas.

O primeiro projeto de parceria que está a decorrer envolve as bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Prof. Lindley Cintra, no Lumiar (EB1 Quinta dos Frades e EB1 Eurico Gonçalves), do Agrupamento de Escolas José Afonso, Loures (EB1 Fernando de Bulhões), 4 turmas do 3º ano e a FPC | Museu das Comunicações.