património museológico

As origens da constituição do acervo museológico remontam ao ano de 1878, data em que o Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria promulgou as orientações para a Direcção Geral dos Correios, no sentido da criação do “Museo Postal”. A orientação foi acolhida pela Direção Geral que criou o Museu, dotando-o das suas primeiras trinta peças.

Atualmente, o Património Museológico integra um valioso acervo de peças, que vão desde o século XVI aos nossos dias, incluindo uma importante coleção de selos de Portugal e de quase todos os países do Mundo que são membros da União Postal Universal (UPU).

O Património Museológico encontra-se agrupado em grandes coleções para facilitar a organização deste acervo e proporcionar as melhores condições de tratamento, arquivo e investigação museológica.
As coleções deste espólio museológico dividem-se em três grandes áreas:

 √ Coleções Postais
 √ Coleções de Telecomunicações
 √ Coleções Artísticas e Filatélicas

O Património Museológico confiado à Fundação encontra-se em:

Exposição

√ Na Exposição Permanente do Museu das Comunicações, intitulada “Vencer a Distância – Cinco Séculos das Comunicações em Portugal”
√ Em Exposições Temporárias e Itinerantes, organizadas pela Fundação ou por outras entidades

Reservas Museológicas

Locais, de acesso reservado e da máxima segurança, equipados com sistemas de controlo ambiental computorizado para uma correta estabilização das condições de temperatura e humidade relativas. Estas Reservas Museológicas têm vindo, nos últimos anos, a tender para a possibilidade de poderem ser espaços visitados, em momentos especiais, bem como por públicos especializados, como investigadores, para a realização de trabalhos de índole científica.

O Património Museológico está inventariado em bases de dados informáticas, o que permite a consulta de informações, relativas a cada peça, incluindo a sua imagem digitalizada.

Conta, ainda, com a disponibilização de informação na internet, através do Catálogo Digital.

Eventos em destaque