coleções postais

Esta área do Património Museológico integra, nas Coleções abaixo discriminadas, peças e equipamentos, datados desde o século XVIII até à atualidade, que testemunham a evolução dos sistemas e das técnicas utilizados pelos Correios em Portugal.

Maquetas

Coleção constituída por maquetas de edifícios CTT, de Estação de Muda da Mala-Posta e maquetas de Estações de Centrais.

Sinalização

Elementos de sinalética de edifícios e/ou serviços, como chapas, tabuletas e setas, bem como elementos relativos a informação de serviço ou horários de expedição.

Mobiliário

Mobiliário urbano de Estações de Correios (zonas de serviço e salas de público), cofres e arcas-cofre destinadas à guarda de valores e mobiliário específico CTT.

Malas e Sacos

Malas e sacos de Correio destinados ao transporte postal, bem como bolsas e/ou pastas utilizadas na distribuição domiciliária das correspondências.

Recetáculos Postais

Marcos postais, caixas de embutir, recetáculos de exterior e interior e respetivos acessórios.

Transportes

Miniaturas de veículos de transporte de Correio de tração animal, rodoviário e ferroviário; diligências da Mala-Posta; viaturas velocipédicas: bicicletas, motorizadas e motos; viaturas automóveis ligeiros e pesados de correios e telecomunicações.

Indumentária

Vestuário de serviço, constituído por fardamentos de carteiros e de guarda-fios, e traje dos técnicos de atendimento, tanto em estações como no transporte em Ambulâncias Postais.

Suportes e Instrumentos de Escrita

Material relativo aos diversos suportes de escrita usados ao longo dos tempos. Tinteiros, canetas e penas, assim como réplicas de peças pertencentes a outros museus relacionadas com a temática da escrita.

Peso e Medida

Equipamentos e aparelhos destinados à medida do tempo (relógios) e ao peso das correspondências para o cálculo das taxas das cartas.

Máquinas e Cunhos

Máquinas de calcular, de datilografar, bem como outros equipamentos de utilização exclusiva nos serviços dos Correios. Especial referência para a primeira máquina de divisão mecânica de correspondências.

Utensílios Postais

Materiais diversos de utilização quotidiana nos Correios.