coleções arte e filatelia

Esta área do Património Museológico integra, nas Coleções abaixo discriminadas, peças filatélicas, datadas desde o século XVI até à atualidade, que testemunham a História da Filatelia em Portugal. Em paralelo, integra uma coleção de arte onde se encontram representados alguns dos mais importantes vultos das artes plásticas portuguesas.

Selos

Integra selos portugueses, selos das ex-colónias portuguesas e selos estrangeiros procedentes dos países membros da União Postal Universal (UPU). Dentro desta coleção existem ainda provas e ensaios, chapas de gravura e fases de fabrico relativas a selos portugueses.

Inteiros Postais

Coleção constituída por inteiros postais simples, ilustrados, comemorativos, boas festas, cartões postais, aerogramas e bilhetes carta.

Desenhos Originais

Desenhos originais produzidos por alguns dos vultos mais representativos das artes plásticas portuguesas relativos a selos emitidos e não emitidos, a inteiros postais, sobrescritos de 1º dia de blocos, carteiras e carimbos.

Marcas Postais

Coleção composta de carimbos de serviço, carimbos de 1º dia de emissões filatélicas e carimbos comemorativos.

Obliterações Postais

Sobrescritos de 1º dia de circulação, sobrescritos/comemorativos, sobrescritos das colónias portuguesas e sobrescritos estrangeiros.
Bilhetes Postais Máximos.
Bilhetes Postais portugueses de Macau e estrangeiros.

Medalhas e Moedas

Medalhas portuguesas, das ex-colónias portuguesas e de países estrangeiros. Nesta coleção integram, ainda, peças relativas a moedas nacionais e estrangeiras.

Diplomas Certificados e Prémios

Coleção composta por diplomas certificados relativos à presença dos CTT em certames filatélicos nacionais e internacionais, bem como prémios atribuídos a emissões de selos portugueses.

Produtos Editados pelos CTT

Cartões de boas festas  CTT, livros anuais de selos (Portugal em Selos), livros temáticos de selos, agendas CTT, bem como produtos de publicidade e propaganda produzidos ao longo do tempo.

Património Artístico

Conjunto de obras de pintura, serigrafia, gravura, litografia, escultura, tapeçaria e vitral, executadas por inúmeros artistas portugueses e estrangeiros, adquiridas pelos CTT e pela Fundação Portuguesa das Comunicações.