Núcleo de Cabos Submarinos

Exposição Núcleo Cabos Submarinos

Fundação Portuguesa das Comunicações | Museu das Comunicações apresenta a exposição Núcleo de Cabos Submarinos.

Uma exposição que nos leva numa viagem vertiginosa dentro de um cabo submarino, nas profundezas dos oceanos, e que nos dá a conhecer os aspetos históricos ligados a esta tecnologia, bem como os impactos tecnológicos, económicos e sociais das comunicações globais.

Esta que é uma tecnologia responsável por grande parte do desenvolvimento ocorrido nas comunicações, correspondendo às “autoestradas” por onde a informação circula, quase à velocidade da luz, permitindo-nos comunicar de forma instantânea.

Uma viagem que conta já com 150 anos de história, marcada por momentos críticos e essenciais para o nosso quotidiano, como o desenvolvimento dos cabos de fibra ótica, sem esquecer o papel determinante que Portugal desempenhou no desenvolvimento dos mesmos.

A exposição decorre da ambição da Fundação em promover a importância desta tecnologia, tão notável para o sector das comunicações. Tal intenção viu-se concretizada, inicialmente, com a exposição intitulada de O cabo submarino num mar de conetividades, premiada pela Associação Portuguesa de Museologia para Melhor Exposição de 2015 e continua, agora, com uma reativação do tema através da presente exposição.


De 1 de agosto a 30 de abril