Now and Ever | Oliveiras, de Renée Gagnon

A FPC | Museu das Comunicações e a Giefarte apresentam a exposiçãoNow and Ever | Oliveiras”, de Renée Gagnon.

Renée Gagnon já viveu várias vidas e todas elas começaram com uma viagem. Como a deslocação ao Alentejo, em 2014, em que deu por si a fotografar oliveiras ancestrais. Ficou de tal forma impressionada com os sulcos daqueles troncos que se lançou na pesquisa que a levou à Sardenha italiana ou ao Museu de Oliveiras milenares ao ar livre nos arredores de Barcelona.

No regresso ao seu estúdio, em Lisboa, começou a trabalhar as fotografias em Photoshop e a aplicar-lhes, posteriormente, tinta, num processo evolutivo de construção da imagem em que se acrescentam camadas artísticas ao original fornecido pela natureza.

Estes gigantes retorcidos, bojudos, enrolados sobre si mesmos ou explodindo em vários troncos, ao mesmo tempo pedra e seiva, são extremamente impressionantes. Peguei na máquina fotográfica para fixar a minha emoção. Depois do primeiro choque no Alentejo, fui procurá-las na Sardenha (…), ao sul de Barcelona (…) e em Creta. Fotografei-as à luz da primavera, do verão, do outono e do inverno. Entraram no meu corpo e restituí-as com a minha sensibilidade, o meu percurso artístico e humano. Renée Gagnon

O resultado final encontra-se na exposição “Now and Ever | Oliveiras”, com curadoria de Manuel Costa Cabral.


Informações úteis:
Entrada livre
Marcação de visitas guiadas pela artista: renee@marfilmes.com
Patente até 30 de setembro 2017