Desconto de 50% na entrada da exposição “Vencer a Distância”.

A FPC participa na Exposição “IMPRIMERE: Arte e Processo nos 250 Anos de Imprensa Nacional”

A Fundação Portuguesa das Comunicações vai estar representada com 15 máquinas tipográficas de grandes dimensões na exposição “IMPRIMERE: Arte e Processo nos 250 Anos de Imprensa Nacional”.

A exposição é promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos, pela ESAD IDEA, Investigação em Design e Arte e pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, no âmbito da comemoração do 250º aniversário da Imprensa Nacional. Inaugura na Casa do Design, em Matosinhos, a 10 de maio, às 18H00, estando patente até 3 de novembro.

“Imprimere — Arte e Processo nos 250 Anos da Imprensa Nacional” apresenta-se como uma extensa mostra documental, reunindo instrumentos, máquinas, tecnologias e artefactos que ilustram a história da produção gráfica em Portugal, desde a Impressão Régia à atualidade.

Imprimere — do latim imprimir, marcar, cravar, afundar — explora de forma didática os principais processos, técnicas e tecnologias de artes gráficas subentendidas à produção do livro, sob sete perspetivas: Papel, Tipo, Tipografia, Calcografia, Serigrafia, Litografia e Encadernação.

Numa altura em que técnicas gráficas artesanais se têm revelado uma alternativa aos atuais sistemas massificados de produção, procura-se redescobrir as tecnologias que marcaram a execução do livro, num paralelismo com a história da Imprensa Nacional, que acompanhou e contribuiu ativamente para a evolução das artes gráficas em Portugal.