Desconto de 50% na entrada da exposição “Vencer a Distância”.

Conheça a nova assistente virtual da Casa do Futuro, na FPC | Museu das Comunicações

Conheça a nova assistente virtual da Casa do Futuro, na FPC | Museu das Comunicações!
Abrir a porta e acender a luz com a voz – tecnologia Techsensys.

A Fundação Portuguesa das Comunicações e a Techsensys, parceiros no projeto “IoT (Internet of Things) Upgrade, pretendem melhorar a experiência dos visitantes da Casa do Futuro, através da inteligência e da interatividade da exposição.

“Alexa sobe os estores!” Este é um dos comandos de voz desenvolvido pela tecnológica portuguesa Techsensys que é possível dar à assistente virtual Alexa. Utiliza inteligência artificial e foi criada pela empresa norte-americana Amazon, à qual a Techsensys associou informação através da codificação de comandos em língua inglesa. Uma solução pioneira em Portugal que desenvolveu a domótica da ‘Casa do Futuro’ – uma exposição que pode ser vista e experienciada no museu da Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC), em Lisboa. A novidade do controlo verbal, através da internet, pretende mostrar novos conceitos de habitação, ajudar pessoas invisuais ou com mobilidade reduzida ou somente agilizar as ações do quotidiano de uma casa.
Subir e descer estores, ligar e apagar as luzes, abrir a porta, controlar a opacidade das janelas, dar ordem para pôr música a tocar, pesquisar sobre tudo o que se encontre online, são alguns dos comandos verbais que os visitantes podem experimentar, através da sua própria voz, e colocar a tecnologia ao serviço das pessoas.

“A Casa do Futuro é um projeto expositivo em permanente evolução com a introdução de novas funcionalidades. É construída integrando tecnologias de vários parceiros, nomeadamente o novo projeto IoT UpGrade da Techsensys. Esta nova solução da Casa do Futuro permite uma experiência única ao visitante integrando várias perspetivas: a possibilidade de controlar a Casa e os seus serviços usando o interface mais natural do mundo, a voz, e o acesso a uma assistente virtual inteligente, uma companheira que conversa e aprende em cada interação. Do ponto de vista da gestão da Casa, a solução permite registar informação sobre a interatividade dos visitantes. É mais uma etapa na vida da Casa do Futuro – a entrada no mundo da internet das coisas, da inteligência artificial e do big data”, afirma Teresa Salema, Membro do Conselho Executivo da FPC.

“Sabemos que a Internet das Coisas permite criar novas realidades e adaptá-la às necessidades da sociedade e de cada pessoa em particular. Assim, podemos criar cidades, empresas e casas inteligentes, onde tudo se transforma em informação, que nos permite desenvolver mais serviços, otimizar a nossa eficiência e qualidade de vida. Neste caso em concreto, a nossa equipa da Techsensys desenvolveu uma solução que nos permite experienciar as diversas ações que fazemos dentro de casa de uma forma mais inteligente. Paralelamente a mesma aplicação é também uma solução que permite à FPC obter dados, em tempo real, sobre a interatividade das visitas e a participação dos visitantes na exposição. Desde que a solução foi instalada no início do ano foram já registadas cerca de 2000 interações com a nossa solução. O resultado está à vista – e vale a pena ser vivido – na Casa do Futuro”, afirma o responsável pela Techsensys, Luís Juncá.

Casa do Futuro
É um espaço expositivo que demonstra as potencialidades e benefícios das novas tecnologias num ambiente doméstico, contribuindo para uma maior e melhor qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.
São muitos os motivos para visitar este projeto expositivo que se adapta e evolui constantemente, apresentando ao público novos conceitos e soluções na habitação, com grande impacto no bem-estar dos cidadãos. Uma antecipação realista de um futuro próximo mais sustentado. Venha conhecer as últimas novidades desta Casa!

Veja o vídeo no canal do youtube – https://youtu.be/y8bJ0yKAA_0, com uma breve descrição e enquadramento do projeto.