Pré-escolar

√ Visitas guiadas às exposições patentes

Horários: 3ª a 6ª feira - 10:30, 12:00, 14:30, 16:00
Nº Máximo de participantes: 25


√ Oficinas pedagógicas

A promoção da literacia digital em idade pré-escolar é um dos princípios fundamentais desta oferta educativa, que tem como pilar a promoção do pensamento computacional e desenvolvimento de competências na área da matemática, numa perspetiva de equilíbrio saudável entre a esfera do digital e do analógico.

Monstros de Ferro

Estes monstros de ferro parecem assustadores: enormes, tão vermelhos que parecem sempre furiosos e com bocas muito grandes. A verdade é que estes Monstros são bem amigos, desde que tenham a barriga cheia. Os monstros têm de comer alguma coisa, o que será que comem estes?

Nesta oficina, são explorados os conceitos de comunicação e de meios de comunicação, através de uma visita ao núcleo expositivo dos Correios. Nesta visita apresentamos os Monstros de Ferro, ou marcos do correio, e promovemos o desafio de criação de um postal desenhado que é depois colocado no Monstro de Ferro e
segue o seu percurso até ser entregue na escola, pelo carteiro.

COMPETÊNCIAS-CHAVE: Criatividade, observação e interpretação, jogo simbólico, expressão artística, paciência e perseverança.


Eu penso, o Robô dança!

O Museu das Comunicações tem um robô que adora dançar.
Será que ele consegue dançar sozinho? Vamos pensar em coreografias e pôr o Robô ANPRINO a dançar as nossas ideias.

Nesta oficina de expressão e comunicação aprende-se a controlar um robô, a desenvolver o pensamento computacional enquanto se dança ao ritmo de músicas divertidas.

COMPETÊNCIAS-CHAVE: Introdução ao pensamento computacional, expressão motora e dramática, deslocamentos e equilíbrios, regras e cooperação.


A Mala-Posta ganhou vida com o Scratch

Utilizando o software de programação Scratch Jr, vamos criar histórias, personagens e sons.

Mas atenção, nem todas as personagens vivem dentro do programa. O Museu tem muitas personagens que querem ganhar vida mas não sabem o que fazer. Passo a passo, vamos ensinar-lhes as coisas mais simples como andar, falar e dançar.

COMPETÊNCIAS-CHAVE: Introdução ao pensamento computacional, jogo simbólico, expressão motora e dramática.


O meu dia dava um puzzle

O Museu das Comunicações tem uma casa.

É na Casa do Futuro que vamos fazer um puzzle do nosso dia.
Qual será a peça que vem primeiro – lavar os dentes, adormecer ou acordar?
Uma atividade lúdica onde se abordam conceitos de rotina, higiene, organização e segurança, enquanto se desenvolvem competências de orientação espacial e de pensamento computacional.

COMPETÊNCIAS-CHAVE: Regras e cooperação, higiene e segurança, jogo simbólico, orientação espacial.


Inscrições e mais informações: museu@fpc.pt | 21 393 51 77