3.º Ciclo

√ Visitas guiadas às exposições patentes

Horários: 3ª a 6ª feira - 10h30, 12h00, 14h30, 16h00
Nº Máximo de participantes: 25


√ Oficinas pedagógicas

artPOSTcom

Esta oficina começa com uma visita orientada ao núcleo de Correios.
Depois, recorrendo à palavra, ao desenho e à imaginação, vamos construir e enviar um postal.
Palavras-chave e temas curriculares: correios, comunicação escrita, movimento de arte postal, expressão plástica


Árvore do Correio

Sabias que comunicamos à escala global desde o século XV?
Vem conhecer a árvore do correio e torna-te um navegador do século XXI.
Palavras-chave e temas curriculares: história dos correios, descobrimentos, comunicação escrita, árvore, partilha de informação, tecnologias de comunicação e comunicação


Cidades Criativas

Já imaginaste uma Cidade do Futuro? Vamos inventar coisas novas, construir e experimentar...
Palavras-chave e temas curriculares: futuro em construção, arquitetura, urbanismo, expressão plástica


Construção de um blogue

Nesta oficina terás a oportunidade de criar um blogue contemplando todos os passos necessários: pesquisa, publicação e indexação. O objetivo é promover a utilização da Internet como uma experiência de aprendizagem, investigação e produção de conteúdos.
Palavras-chave e temas curriculares: blogue, tecnologias de informação e comunicação, comunicação escrita


Contadores de Estórias

Atenção! Esta não é uma visita oficial. Vem redescobrir o Museu da Fundação Portuguesa das Comunicações num espaço onde te serão confiados os segredos, curiosidades, estórias e lendas dos objetos que se encontram em exposição. Depois de escolheres a tua estória favorita poderás transformá-la com um final diferente ou desenhá-la.
Palavras-chave e temas curriculares: comunicação oral, estórias da comunicação


Das coisas nascem coisas

Maleta Pedagógica Inclusiva sobre a Mala-Posta - no âmbito do protocolo entre a Fundação Portuguesa das Comunicações e a Universidade Autónoma de Lisboa, a FPC apresenta este projeto, centrado no desenvolvimento de um conjunto de ferramentas e objetos de ilustração e design que se articulam com atividades de diferentes tipos e permitem uma abordagem lúdico-pedagógica ao tema da Mala-Posta, favorecendo a concentração, a compreensão e a aprendizagem através de conceitos como geometria, forma e construção. Este projeto tem um carácter interdisciplinar que assenta em diferentes áreas de saber, como a comunicação direta e não verbal, a história dos transportes, a história económica e social do século XIX e a geometria.
Conceção: Dileydi Florez
Palavras-chave e temas curriculares: Transportes, Profissões, Percursos, Representação gráfica, Geometria, Memória


Do passado ao futuro

Neste jogo de descoberta vamos conhecer a evolução dos meios de comunicação e projetar cenários de futuro.
Palavras-chave e temas curriculares: telecomunicações, futuro, pistas


Enigma

No papel de um agente secreto e com a ajuda de um walkie-talkie desvendam-se os enigmas do Mundo da comunicação à distância.
Palavras-chave e temas curriculares: visita-jogo, telecomunicações, pistas, comunicação à distância


Eu programo, tu programas, ele programa…

Após a visita à exposição "O Futuro Infinito. Transformação Digital. O Céu não é o limite", experimenta várias linguagens de programação, como html para criação de uma página WEB ou o ambiente de aprendizagem Scratch.
Palavras-chave e temas curriculares: programação, scratch, raciocínio lógico


Flipbook – Imagens animadas

Conheces os bastidores dos meios de comunicação que mais utilizas? Vem descobrir a evolução da fotografia, da televisão e do cinema.
Escreve um guião, monta um cenário e ação! Este é o desafio que te lançamos para, através da fotografia ou do desenho, construíres o teu flipbook.
Palavras-chave e temas curriculares: história do cinema, expressão plástica, guião


Internet Segura

Na Escola do Futuro vamos aprender a utilizar a Internet em segurança.
Palavras-chave e temas curriculares: segurança na internet, cyberbullying, phishing, tecnologias de informação e comunicação, cidadania, responsabilidade


Mensagens submersas

Jogo de pistas para encontrar as mensagens escondidas nas profundezas do mar.
Palavras-chave e temas curriculares: cabos submarinos, meios de comunicação, mensagens


Oficina de TV

Já visitaste um estúdio de televisão?
Imagina-te a fazer um programa de TV. Primeiro, surgem ideias soltas e aos poucos começamos a construir uma história, um guião.
Palavras-chave e temas curriculares: televisão, história da televisão, escrita, guião, representação


Que personagem queres ser no mercado das comunicações?

Vem descobrir como funciona o mercado das comunicações. Neste jogo de descoberta vais perceber que há diferentes profissões com regras próprias. Consumidor, Operador, Fiscal… diferentes personagens que interagem de acordo com os desafios que lhe são propostos.
Palavras-chave e temas curriculares: profissões, comunicação


Radialistas do Futuro

Vem ser um locutor de rádio na Escola do Futuro, onde vais aprender a criar uma rádio online com vários programas.
Palavras-chave e temas curriculares: rádio, podcast, construção de guiões, representação


Rádio no Museu

Imagina-te num estúdio de rádio. Música, informação e alguns passatempos. Vem comunicar connosco!
Palavras-chave e temas curriculares: rádio, história da rádio, escrita, guião, representação


Roteiros Digitais

Traz a tua máquina fotográfica e explora o Museu da FPC construindo um roteiro digital. Depois, na Escola do Futuro, podes partilhar num blogue as tuas imagens.
Palavras-chave e temas curriculares: história e meios de comunicação, construção de um guião, estórias em imagens, tecnologias de informação e comunicação


StartGame

Vem aprender como surgiu o primeiro jogo de computador, como é que estes jogos são feitos e, ainda, refletir sobre os motivos do seu sucesso.
Palavras-chave e temas curriculares: história da computação, jogar em segurança, scratch

 

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