2.º Ciclo

√ Visitas guiadas às exposições patentes

Horários: 3ª a 6ª feira - 10:30, 12:00, 14:30, 16:00
Nº Máximo de participantes: 25


√ Oficinas pedagógicas

Utilizamos imagens criadas pelos alunos, fontes primárias para apropriação e criação abstrata e respetiva manipulação e animação.
Através do desenho, da fotografia, do vídeo ou das tecnologias digitais, pretendemos criar espaços de liberdade artística e de experimentação, com vista à apreensão de conhecimentos concretos sobre o mundo das comunicações.

artPOSTcom

Arte Postal e comunicação.

Introdução ao movimento de Arte Postal, em que artistas do mundo inteiro trocam cartas ou postais ilustrados com desenhos, pinturas, colagens e mensagens fora da caixa. Nesta oficina explica-se tudo sobre este movimento e cada participante cria o seu postal artístico para enviar a um dos seus colegas de turma.
Quem sabe este será o primeiro de muitos?

COMPETÊNCIAS-CHAVE: Expressão escrita e artística, cooperação, criatividade, iniciativa.


Oficina de TV Segura

Luzes, câmaras, ação.

Como é um estúdio de televisão?
Nesta oficina vamos fazer um programa de TV à escolha dos intervenientes: apresentar notícias, um episódio de uma série de Youtube, um debate, comentar um evento, etc.
A escrita do guião, escolha dos personagens, guarda-roupa e adereços, são todos processos importantes para um resultado de qualidade.

COMPETÊNCIAS-CHAVE: Expressão escrita e dramática, improviso, oralidade, gestão de informação, cooperação, falar em público.


Selos em BD

Selos animados em banda desenhada.

Utilizando o software de programação Scratch, vamos dar vida aos selos da coleção da Fundação Portuguesa  das Comunicações e criar tiras de banda desenhada animadas, usando os selos como pano de fundo das nossas histórias.

COMPETÊNCIAS-CHAVE: Flexibilidade e adaptação, criatividade, expressão escrita, multiliteracia, capacidade de seleção.


1 animação | 100 imagens

Esta oficina é uma animação.

A evolução da fotografia, da televisão e do cinema. Experimentação de técnicas de animação de imagens.
Vamos saber tudo sobre a evolução da fotografia, da televisão e do cinema, e experimentar técnicas de animação de imagens. No fim serão capazes de criar um flipbook desenhado e um vídeo em stop motion.

COMPETÊNCIAS-CHAVE: Gestão de projeto, literacia digital, cooperação, expressão dramática e artística.


Inscrições e mais informações: museu@fpc.pt