TERRA INCÓGNITA, de Inez Teixeira

A Fundação Portuguesa das Comunicações e a Fundação Carmona e Costa apresentam a exposição TERRA INCÓGNITA, de Inez Teixeira, com curadoria de João Silvério.

“A exposição é composta por três séries de obras (…)
Uma das séries, intitulada No Vazio da Onda, é constituída por um conjunto de vinte e três pinturas de pequena dimensão executadas em dois formatos semelhantes sobre papel. São imagens abstractas em que a cor é quase inexistente, como um magma metálico onde ocorrem pequenas alterações, como pontos que eclodem no vazio e se sucedem sem repetição em cada quadro (…)
Na série Terra incógnita, a paleta usada nestas pinturas sobre papel é densa e magmática: em cada imagem pintada emerge uma profusão de massas e escorrências que desenham itinerários hipotéticos, linhas de água orgânicas como se uma corporalidade imaginada se esventrasse na sua geografia interna e infinita.
No conjunto de desenhos intitulados Le chercheur du temps, porventura sem tempo,entre a ficção da paisagem e a abside do crânio que resgata a intemporalidade do Outro, a reflexão sobre a morte e a condição efémera de que somos possuídos.”
(Excerto do texto de João Silvério, Curador da exposição)

Sobre Inez Teixeira:
Nasceu em Lisboa, onde vive e trabalha.
Começa a expor com regularidade desde os anos 90 centrando o seu trabalho na pintura e no desenho.
Coração Aventuroso, no Museu da Eletricidade (com curadoria de João Pinharanda)
Cursor, no Palácio Nacional de Queluz e De Volta ao Futuro, no Pavilhão Branco do Museu da Cidade, são algumas das exposições a destacar.
Está representada em diversas coleções privadas e públicas, como é o caso da Coleção da Fundação EDP, Fundação Carmona e Costa, Fundação PLMJ, Museu de Arte Contemporânea de Elvas – Coleção António Cachola, e Assembleia da República.
Em 2010, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, e mais tarde em 2014,
participa numa residência artística na Cité Internationale des Arts em Paris, através do Institut Français.

Entrada livre.
Horário: 2.ª a 6.ª – 10h às 18h.
Sábado – 14h às 18h. Última 5.ª f do mês até às 22h
Patente entre os dias 31 de março e 13 de maio.

  • 31 Março, 2017 - 13 Maio, 2017