O Elogio do selo

A Fundação Portuguesa das Comunicações | Museu das Comunicações apresenta a exposição O Elogio do Selo – Os Consultores Artísticos Jaime Martins Barata e José Pedro Martins Barata nos Correios Portugueses.

A exposição mostra-nos selos portugueses – da conceção à obra acabada – e conta-nos a história da sua evolução ao longo da segunda parte do séc. XX. Neste período, o selo postal ganhou o estatuto de “Obra de Arte”, constituindo um testemunho da cultura e gosto do tempo.

Durante 65 anos, o nome Martins Barata fez parte da vida dos correios portugueses, através da consultoria artística prestada pelo pai, Jaime e depois pelo filho, José Pedro, que o substituiu. São também destes dois autores mais de centena e meia de selos, marcados por um traço inconfundível, que os distingue mas que, em alguns casos, os torna tão semelhantes. As obras de Jaime Martins Barata e de José Pedro Martins Barata permitem seguir, ao longo de mais de seis décadas, não só a evolução artística dos selos portugueses, mas também a das técnicas de produção que determinaram algumas das suas principais características.

Curadoria de Célia Metrass, Margarida Fragoso e Paulo Martins Barata.

Patente até 31 de dezembro 2015.


Para os mais novos temos um conjunto de atividades pedagógicas muito divertidas, veja AQUI.

  • 10 Outubro, 2015 - 31 Dezembro, 2015
  • 5:00 - 9:00