O cabo submarino num mar de conetividades


O cabo submarino num mar de conetividades

Recebeu prémio de Melhor Exposição da APOM

A Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) e a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), inauguraram a exposição O cabo submarino num mar de conetividades, por ocasião das comemorações do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, que este ano coincidiu com o 150º aniversário da criação da União Internacional das Telecomunicações (UIT).

Esta mostra, com o Alto Patrocínio de sua Excelência o Presidente da República, realça o importante papel que Portugal tem tido na rede mundial de cabos submarinos, desde 1870, ano em que entrou ao serviço o primeiro cabo telegráfico submarino que ligava Portugal ao Reino Unido. A localização geoestratégica de Portugal e a sua capacidade de inovação foram elementos essenciais para o país ser um ponto de amarração de sistemas internacionais, promovendo e facilitando o tráfego entre os continentes e contribuindo para unir as comunidades.

Ao longo de várias décadas Portugal, atraiu várias companhias de cabo submarino, inglesas, norte-americanas, alemãs e italianas. Hoje, existe mais de meio milhão de quilómetros de cabos submarinos óticos nos 5 oceanos, sendo que Portugal conta com 10 amarrações de sistemas submarinos óticos internacionais. Todo este enorme crescimento da instalação de cabos submarinos e das suas capacidades tem uma explicação: Internet. A Internet, como a conhecemos nos dias de hoje, requer velocidades e capacidades elevadas só possíveis com a transmissão ótica, sendo o cabo submarino a grande autoestrada das comunicações. É por aí que passa 99% do tráfego Internet entre os vários continentes.

É neste contexto, do passado ao presente, que esta exposição pretende dar a conhecer aspetos históricos ligados a esta tecnologia, os seus atuais desenvolvimentos e ainda perspetivar o futuro deste importante sistema de transmissão.  

Patente entre 19 de maio de 2015 e 29 de abril de 2017. 

Para os mais novos temos um conjunto de atividades pedagógicas muito divertidas, veja AQUI.

Veja também no site da PT Portugal.

Anexo: Brochura da exposição

Anexo: Catálogo da exposição

Saiba mais aqui sobre Datas e Factos do Cabo Submarino em Portugal (1855-2015)

Para mais informações sobre as celebrações dos 150 anos da UIT consulte aqui.

 

                                     

 

Apoio de:

PT Portugal, CTT, Instituto Hidrográfico, Governo Regional dos Açores, Estado Maior da Armada, Escola de Mergulhadores da Armada, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.