MoMoWo – Women’s creativity

MoMoWo TRAVELLING EXHIBITION
EXPOSIÇÃO ITINERANTE
Projeto Europeu
MoMoWo – Women’s creativity since the Modern Movement

Inauguração 15 setembro, 18h30
Fundação Portuguesa das Comunicações

A exposição itinerante é uma das principais atividades deste projeto co-financiado pelo Creative Europe Programme, que celebra as contribuições das mulheres profissionais nas áreas da arquitetura, engenharia civil, planeamento urbano, paisagismo, design de produto e interiores. Partindo de Oviedo, a exposição irá percorrer as cidades dos parceiros do projeto. Entre 15 de setembro e 31 de outubro de 2016 vai estar patente em Lisboa, em outubro em Grenoble e, já no ano de 2017, estará nas cidades de Amesterdão em março, Liubliana em abril e por fim, a partir de junho, em Turim, onde se encontra o parceiro líder do projeto, o Politécnico de Turim. A mostra está organizada em duas secções: a exterior e a interior.

A secção exterior, organizada pela equipa MoMoWo do IADE-U e com o patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa, estará patente ao público no Largo Vitorino Damásio. Nesta secção apresentam-se as reportagens fotográficas dos finalistas e vencedores do Concurso Internacional de Fotografia, cujo desafio consistiu em retratar as profissionais das áreas referidas nos espaços privados das suas casas, com o enfoque nas ligações entre o seu quotidiano doméstico e o trabalho profissional.

A secção interior resulta de uma parceria entre a FPC – Fundação Portuguesa de Comunicações e o IADE-U. Na FPC expõe-se o Chronomomowo, onde se encontram registados 100 anos de feitos de mulheres ordenados numa linha temporal, e a exposição digital interativa MoMoWo | 100 obras em 100 anos | Mulheres Europeias na Arquitetura e no Design, que exibe obras criadas por arquitetas e designers, num tributo que permitirá ao público compreender a importância dos seus contributos para as respetivas áreas profissionais. Para além desta coleção, a secção conta com algumas outras surpresas, como os dezoito Itinerários Turístico-Culturais coordenados pela equipa internacional do MoMoWo – Women’s creativity since the Modern Movement, para promover 125 obras de mulheres arquitetas e designers presentes nas cidades dos países parceiros, nomeadamente na cidade de Lisboa.