Histórias de Viajantes – Traços de Viagens

Patente entre 30 de outubro 2014 e 18 março 29 de janeiro de 2015

A Fundação Portuguesa das Comunicações|Museu das Comunicações apresenta um conjunto de desenhos de 22 artistas que fazem do diário gráfico um acessório indispensável ao seu quotidiano e, sobretudo, durante as suas viagens, nos mais diferentes sentidos: desde a viagem de avião a um país distante, à viagem em sentido figurado, no próprio quotidiano de cada um. O visitante é convidado a fazer uma incursão nos diferentes universos “relatados” pelos artistas, em dois trajetos da exposição:

SALA DAS VIAGENS

Reúne 13 narrativas de viagens em diário gráfico, de um conjunto de 15 artistas que participaram no I e II Ciclo de Comunicações e orientaram os respetivos Workshops.
Estes Ciclos, sob o título Do Museu ao Bairro – Histórias de Viajantes, realizaram-se no Museu das Comunicações, em parceria com os Urban Sketchers Portugal e o Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa, entre 2012 e 2013.

Artistas: Luís Ançã, Alexandra Belo, Pedro Cabral, Mónica Cid, João Pancada Correia, Eduardo Côrte-Real, Mário Linhares, Vítor Mingacho, José Louro, João Moreno, José Mouga, Paulo Robalo, Manuela Rolão, Eduardo Salavisa, Sara Simões

VIAGEM PELA HISTÓRIA DAS COMUNICAÇÕES

É um percurso através da exposição permanente para conhecer os desenhos e as peças e recantos que os inspiraram. Estes desenhos foram realizados durante os workshops no museu e juntaram mestres e discípulos numa atividade que os apaixona: desenhar.
O objetivo deste percurso é criar no visitante um novo olhar sobre o museu, o seu papel na sociedade e os objetos em exposição. Esse reconhecimento do museu, através do desenho, é feito, não por legendas em tabelas, nem por aplicações multimédia, mas sim por intermédio dessa forma primordial de comunicação: o desenho.
Lançamos um novo desafio aos visitantes, o redescobrir nestes desenhos uma interpretação da história das comunicações, tão rica, personalizada e diversificada, bem como, os 14 artistas que nela participaram. Os desenhos estão repartidos em vários temas que refletem a verdadeira dimensão do museu: objetos da história dos correios, das telecomunicações, da rádio e da televisão; ambientes interiores; exteriores ou “o bairro”; e os ambientes no decurso das várias sessões de apresentação e respetivos workshops.

Artistas: Luís Ançã, Filipa Barradas, Fred Barreto, Alexandra Belo, Pedro Cabral, Rita Carré, João Pancada Correia, Zeta Fernandes, Ana Jacome, Ketta Linhares, Mário Linhares, Vítor Mingacho, Manuela Rolão, Eduardo Salavisa
Parceiros:
Urban Sketchers Portugal | IAO da UNIVERSIDADE AUTÓNOMA LISBOA
Patente entre 30 de outubro 2014 e 18 março 29 de janeiro&l

  • 30 Outubro, 2014 - 18 Março, 2015
  • 1:00 - 9:00