Desconto de 50% na entrada da exposição “Vencer a Distância”.

Comemorações 10 anos da Casa do Futuro 2013

No âmbito das comemorações do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, 17 de maio 2013, a Fundação Portuguesa das Comunicações iniciou as Comemorações dos 10 anos Casa do Futuro (2003-2013). A Casa do Futuro é uma das exposições permanentes da Fundação|Museu das Comunicações, integrada no Espaço Futuro, dedicada à promoção do conhecimento das novas tecnologias – equipamentos, aplicação e serviços avançados – num espaço de habitação.

A Casa do Futuro é uma marca registada da FPC, onde o conceito de futuro é permanentemente atualizado, beneficiando do trabalho em parceria com diferentes instituições ligadas ao setor da inovação tecnológica, contando com o alto patrocínio da Portugal Telecom.

Este ano, 2013, lançamos a versão Casa do Futuro na Cloud – viver numa smart city – com a ideia de que as tecnologias são um meio para trazer maior qualidade de vida às comunidades e às pessoas, reforçada através da utilização do conceito de cloud computing (Computação na Nuvem) na vivência familiar – Casa na Cloud.

A computação na nuvem assenta em serviços digitais convergentes e infraestruturas compartilhadas, os quais podem ser oferecidos online e com grandes capacidades de utilização e vantagens para o utilizador. O seu objetivo é permitir tirar vantagem de todas essas tecnologias, sem a necessidade de conhecimento profundo ou experiência sobre cada um deles. A nuvem tem como objetivo reduzir custos e ajudar os utilizadores a se concentrarem nas suas necessidades imediatas.

O conceito é demonstrado através de exercícios de interação, dentro e fora da casa, em que os utilizadores podem aceder às funcionalidades via internet, independentemente da sua localização (por exemplo, através de um smartphone podemos agendar gravações de programas na televisão da Casa). A conceção de smart city (cidade inteligente) é cada vez mais uma realidade! Na Casa do Futuro pode também agora ver três cadeiras especiais!

Estas cadeiras, agora expostas na sala da Casa, foram as vencedoras do concurso O Design é MEO – 1ª fase Meo Chair, realizado pela MEO e que pretendeu estimular a imaginação, o talento e a criatividade para o desenvolvimento de projetos de design inovadores. Pode consultar mais informações sobre o Concurso em http://odesignemeo.meo.pt/.

Histórico da Casa do Futuro <param name=”allowFullScreen” val

  • 17 Maio, 2013 - 19 Maio, 2014
  • 7:00 - 7:30