Casa do Futuro na Cloud – viver numa smart city

“O Homem é do tamanho do seu sonho.”
Fernando Pessoa

CASA DO FUTURO®, Um projeto em construção

Casa do Futuro é, desde 2003, uma das exposições permanentes da Fundação Portuguesa das Comunicações | Museu das Comunicações, integrada no Espaço Futuro, dedicada à promoção do conhecimento das novas tecnologias – equipamentos, aplicação e serviços avançados – num espaço de habitação. É uma marca registada da Fundação Portuguesa das Comunicações, onde o conceito de futuro é permanentemente atualizado, beneficiando do trabalho em parceria com diferentes instituições ligadas ao sector da inovação tecnológica e tendo sempre presente a especial missão de divulgação da importância do sector das comunicações para a sociedade civil.

A linha cronológica que sustenta a exposição pretende sublinhar o processo evolutivo do conceito de Casa do Futuro, com especial realce para alguns casos paradigmáticos, desde o século XIX, e, sobretudo, para os casos que utilizaram as novas tecnologias como elementos estruturantes, a partir de meados do século XX. Novos conceitos e soluções na habitação, com grande impacto no bem-estar dos cidadãos, vão sendo apresentados, e tal como acontece na realidade, a exposição vai acumulando saberes e somando o conhecimento das etapas anteriores.

CASA DO FUTURO® na Cloud – Viver numa Smart City

Neste conceito, a exposição Casa do Futuro vem reforçar a humanização das tecnologias com a apresentação e demonstração de que estas são um meio para atingir um fim: o de trazer maior qualidade de vida às comunidades, através da aplicação do conceito de cloud computing (computação na nuvem) na vivência familiar, ou seja, colocando a Casa na Cloud.  A convergência digital vem a ser potenciada através desta computação em nuvem, baseando-se na partilha de recursos para alcançar coerência e economias de escala semelhantes às de um utilitário, através de uma rede.

O conceito é demonstrado através de exercícios de interação, dentro da casa ou remotamente, pois os utilizadores podem aceder às funcionalidades via internet, independentemente da sua localização. São estas funcionalidades de que numa smart city (cidade inteligente) todas as casas no futuro vão usufruir!

A Fundação Portuguesa das Comunicações, que desde a sua criação tem tido um ativo e importante papel na promoção e divulgação de projetos e soluções tecnológicas que promovam a inclusão social nos seus mais diversos pilares, ao reforçar a parceria com a Fundação PT visa aumentar o seu contributo para atingir esses objetivos, dando a conhecer e possibilitando aos seus inúmeros visitantes da Casa do Futuro experimentar soluções tecnológicas que permitem melhorar a autonomia e a qualidade de vida dos cidadãos seniores e dos cidadãos com necessidades especiais de comunicações.

Este ano a Casa do Futuro sofreu a sua última atualização, tendo ganho uma nova residente: a Alexa.
Uma assitente virtual, criada pela empresa norte-americana Amazon, à qual a tecnológica portuguesa Techsensys associou informação através da codificação de comandos em língua inglesa. Uma solução pioneira em Portugal que desenvolveu a domótica da Casa do Futuro ao introduzir a novidade do controlo verbal, através da internet.

Subir e descer estores, ligar e apagar as luzes, abrir a porta, controlar a opacidade das janelas, dar ordem para pôr música a tocar e pesquisar sobre tudo o que se encontre online são apenas alguns dos comandos verbais que os visitantes podem experimentar através da sua própria voz.

Os Parceiros da Casa do Futuro

Histórico da Casa do Futuro

Contactos e Informações úteis aqui