Dia Mundial dos Correios – Inauguração do Percurso dos Correios e sessão institucional

A Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) comemora o Dia Mundial dos Correios no próximo dia 9 de outubro. Esta data pretende assinalar a importância do sector postal no quotidiano e no desenvolvimento das sociedades, bem como os 144 anos da criação, por 22 estados, incluindo Portugal, da “União Geral de Correio” – – a atual Universal Postal Union (UPU).

Para celebrarmos este dia, inauguramos o renovado Percurso dos Correios da exposição permanente “Vencer a Distância – Cinco Séculos de Comunicações em Portugal”, às 19h00. Este percurso surge agora com novas peças que remetem o visitante para a modernidade do serviço postal. Uma exposição mais apelativa e com mais histórias sobre os Correios.

Tal como acontece todos os anos, a efeméride é assinalada com uma sessão institucional, que se inicia às 17h15, que conta com as presenças da Presidente do Conselho Executivo da FPC, Teresa Salema, do Presidente dos Conselhos de Administração da Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) e da FPC, João Cadete de Matos, do Presidente da Comissão Executiva dos CTT – Correios de Portugal e Administrador da FPC, Francisco de Lacerda, e do Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d´Oliveira Martins.

Esta cerimónia marca o lançamento da emissão comemorativa dos “500 anos do Correio em Portugal 3ª série: Objetos de correio através dos tempos”, e a entrega dos prémios do concurso “A Melhor Carta 2018”, um concurso, que promove e fomenta a escrita postal, instituído anualmente pela União Postal Universal (UPU), e em Portugal organizado pela ANACOM e pelos CTT. Saiba mais aqui.

No fim da sessão acontece uma mesa redonda, promovida pela ANACOM, moderada por Rogério Carapuça, Presidente da APDC. Esta mesa redonda promove o debate sobre as novas propostas de inovação aplicadas ao sector postal. João Cadete de Matos, Presidente do Conselho de Administração da ANACOM, Francisco de Lacerda, Presidente da Comissão Executiva dos CTT, Olivier Establet, CEO da Chronopost, e João Carlos Duarte, Administrador da Iberomail, são os intervenientes no debate.

Programa completo aqui.

  • 9 Outubro, 2018
  • 17:15 - 20:00